terça-feira, 5 de março de 2013

Avaliação Virtual 2 Relações Interpessoais


Questão 1:

Nota: Excelente
Para a consultora do Grupo Catho, Paula Coutinho, de uma forma simples e clara, podemos definir competência individual como o uso dos conhecimentos, das capacidades e comportamentos que os indivíduos adotam voluntariamente no desempenho de atividades e tarefas e perante os contextos de trabalho da organização.Segundo ela, “As competências dependem de três fatores externos 
fundamentais:

Alternativas

1 - O ambiente, a empresa e a equipe de trabalho.
2 - A atividade, o ambiente e a organização.
3 - O contexto social, o contexto organizacional e a atividade.
4 - A empresa, os companheiros de trabalho e a tecnologia.
5 - A tarefa, o contexto da função, e o contexto da organização.

Sua resposta

5 - A tarefa, o contexto da função, e o contexto da organização.

Resposta gabarito

A tarefa, o contexto da função, e o contexto da organização.

Comentário do gabarito

A alternativa correta é a letra E. Pois de acordo com a consultora, ¿As competências dependem de três fatores externos fundamentais:
- A tarefa - Desenhar e redesenhar, permanentemente, postos de trabalho e funções, avaliando a capacidade das pessoas, sua inteligência, sua autonomia, seu sentido de responsabilidade;
- O contexto da função - Criar formas de organização leves, flexíveis e interdependentes, com chefias bem preparadas, que façam do diálogo, da participação e da cooperação autênticas ferramentas de trabalho;
- O contexto da organização - Definir missões e objetivos de maneira clara, praticar uma liderança efetiva e criar políticas de recursos humanos geradoras de motivação para as pessoas. 

Questão 2:

Nota: Excelente
A comunicação pode ser feita de várias maneiras: verbalmente, por escrito e não-verbalmente. Às vezes nós nos comunicamos facilmente através de uma dessas formas, mas também há a necessidade de desenvolver outras. Às vezes dizemos algo verbalmente, mas os nossos olhos ou sorriso podem dizer o oposto.
Fonte:http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/competencias-profissionais/42986/

Na Unidade II da web aula estudamos a comunicação. Assim, é correto afirmar que:
I - A comunicação é um processo que envolve codificação (formação de um sistema de códigos) e decodificação (a forma de procurar entender a codificação) de mensagens.
II - A comunicação verbal pode ser analogamente estruturada. Assim movimentos de cabeça ou das mãos podem ser elementos identificáveis, como as letras, as quais se combinam de certos modos para formar palavras e frases. 
III – Uma comunicação eficaz e hábil é a base do sucesso para qualquer atividade profissional, mas é essencial para o verdadeiro gestor de recursos humanos.
IV - As posturas, as atitudes, os gestos e sobretudo o olhar, são barreiras da comunicação e exprimem as emoções e sentimentos da pessoa que vive uma determinada situação, num determinado contexto.
Estão CORRETAS somente as afirmativas:

Alternativas

1 - I, II e III. 
2 - I, III e IV.
3 - I e III. 
4 - II e III.
5 - I e IV.

Sua resposta

3 - I e III. 

Resposta gabarito

I e III. 

Comentário do gabarito

A alternativa correta é a letra C, pois as afirmativas II e IV estão incorretas, conforme constatado abaixo:
A comunicação não-verbal pode ser analogamente estruturada. Assim movimentos de cabeça ou das mãos podem ser elementos identificáveis, como as letras, as quais se combinam de certos modos para formar palavras e frases.
As posturas, as atitudes, os gestos e sobretudo o olhar exprimem melhor do que as palavras as tendências e pulsões, bem como as emoções e sentimentos da pessoa que vive uma determinada situação, num determinado contexto. 

Questão 3:

Nota: Excelente
Longe estão os dias em que freqüentar uma universidade altamente credenciada era uma garantia para conseguir um bom emprego ou uma boa posição profissional. Hoje, você precisa de muito mais: experiência, comunicação e outras habilidades.
Fonte:http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/competencias-profissionais/42986/
Na leitura da Unidade II da web aula, você pode constatar essa verdade e que hoje um dos requisitos essenciais para os profissionais é o CHA. Assinale a alternativa que corresponde corretamente ao CHA:

Alternativas

1 - Competências, Habilidades e Atitudes.
2 - Competências, Harmonia e Ação.
3 - Competências, Harmonia e Aptidões.
4 - Conhecimentos, Habilidades e Atitudes.
5 - Conhecimento, Habilidades e Aptidões.

Sua resposta

4 - Conhecimentos, Habilidades e Atitudes.

Resposta gabarito

Conhecimentos, Habilidades e Atitudes.

Comentário do gabarito

A alternativa correta é a letra D. Como estudado na Unidade II, para atendermos às exigências das organizações, que buscam profissionais mais flexíveis e dinâmicos, precisamos nos familiarizar com uma sigla muito utilizada entre os profissionais de recursos humanos, é o famoso CHA: Conhecimentos, Habilidades e Atitudes.

Questão 4:

Nota: Excelente
“Hoje, um dos fatores que vem sendo trabalhado é o treinamento e desenvolvimento de competências fundamentais para trabalhar em equipe, bem como a ampliação e aquisição de competências para relacionar-se com os colegas e sensibilizar-se sobre a importância da formação de times coesos de trabalho.”
Essa frase consta no link do site indicado para complementação dos estudos sobre as exigências essenciais do gestor de Recursos Humanos do Século XXI. Leia com atenção as afirmações:
I - A capacidade de posicionar-se corretamente perante os desafios de um ambiente em contínua transformação exige revisões constantes de metas e estratégias em todas as áreas das organizações.
II – Existem competências que são comuns entre as muitas funções exercidas pelo profissional, entre elas podemos mencionar a coerção e o autoritarismo sobre a equipe, competências estas fundamentais para o desenvolvimento do trabalho do profissional.
III – Competência é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que, quando integrados e utilizados estrategicamente, permite atingir com sucesso os resultados que dela são esperados na organização.
IV - O profissional poderá realizar uma análise crítica de quais competências ele necessita (e não de quais ele não possui) e traçar uma estratégia de como poderá adquiri-las e desenvolvê-las com o tempo. 
Estão CORRETAS somente as afirmativas:

Alternativas

1 - I, II e III. 
2 - I, III e IV.
3 - I e III. 
4 - II e III.
5 - I e IV.

Sua resposta

2 - I, III e IV.

Resposta gabarito

I, III e IV.

Comentário do gabarito

A alternativa correta é a letra B, haja vista que a afirmativa II está incorreta. De acordo com o artigo da CATHO, existem competências que são comuns entre as muitas funções exercidas pelo profissional, entre elas podemos mencionar a persuasão e o trabalho em equipe, competências estas fundamentais para o desenvolvimento do trabalho do profissional.

Questão 5:

Nota: Insuficiente
Leia o texto:

A comunicação não-verbal exerce profunda influência na comunicação cotidiana, mas poucas pessoas são conscientes disso. Sendo o corpo, ao mesmo tempo, modo e meio de integração do indivíduo na realidade do mundo, ele é necessariamente carregado de significado.
                                                                              ASSIM
Por significados, entende-se sons, os quais se combinam em morfemas e os morfemas são combinados em frases.

Analisando as afirmações acima, de acordo com o estudado na Unidade II da web aula conclui-se que:

Alternativas

1 - As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. 
2 - As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira. 
3 - A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa. 
4 - A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira. 
5 - As duas afirmações são falsas.

Sua resposta

2 - As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira. 

Resposta gabarito

A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa. 

Comentário do gabarito

A alternativa Correta é a letra C. A segunda afirmação é falsa, pois para a afirmação ser correta a frase deveria conter a palavra elementos, ao invés de significado, pois:
Por elementos, entende-se sons, os quais se combinam em morfemas e os morfemas são combinados em frases. 

5 comentários:

  1. Uma nova filosofia que surgiu nos últimos anos para avaliação profissional é o intitulado CHA - conhecimento, habilidade e atitude. Outro tema que vem ganhando força nas organizações é a Gestão por Competência.[...] Eu vejo o CHA como uma ferramenta que pode ajudar na implantação da Gestão por Competência.”
    Essa frase consta no link do site indicado para complementação dos estudos sobre o CHA. Assim, é correto afirmar que:
    I - Conhecimento é o sabor teórico. O conhecimento, em geral, é tácito, presente apenas na mente do profissional. O grande desafio das organizações é transformar o conhecimento tácito em conhecimento explicito, em um patrimônio da organização.
    II – Existem competências que são comuns entre as muitas funções exercidas pelo profissional, entre elas podemos mencionar a coerção e o autoritarismo sobre a equipe, competências estas fundamentais para o desenvolvimento do trabalho do profissional.
    III – Atitude está ligada a ação. Não adianta Não adianta ter conhecimento e habilidade e não ter atitude. Atitude é querer fazer. Muitos profissionais estão poucos ter conhecimento e habilidade e não ter atitude. Atitude é querer fazer. Muitos profissionais estão poucos dispostos a ter atitudes de mudança. Sabem que se algumas coisas mudassem o resultado final seria melhor. Atitudes são necessárias para se mudar paradigmas.
    IV - Habilidade é o saber fazer. O ideal seria a junção de conhecimento e habilidade, mas essa combinação nem sempre é possível. Muitas vezes quem tem o conhecimento não é quem executa. A habilidade, em regra, depende de prática, treino, erros e acertos. A prática leva a perfeição.
    Estão CORRETAS somente as afirmativas:
    Alternativas
    1 - I, II e III.
    2 - I, III e IV.
    3 - II, III e IV
    4 - II e III.
    5 - I e IV.
    Karine me ajudou muito....se der me ajude com esta..

    ResponderExcluir
  2. “Competência é uma palavra do senso comum, utilizada para designar uma pessoa qualificada para realizar alguma coisa. O seu oposto, ou o seu antônimo, não implica apenas a negação desta capacidade, mas guarda um sentimento pejorativo, depreciativo. Chega mesmo a sinalizar que a pessoa se encontra ou se encontrará brevemente marginalizada dos circuitos de trabalho e de reconhecimento social”.Fonte: Construindo o Conceito de Competência – por Maria Tereza Leme Fleury- Afonso Fleury

    1) O texto acima nos dá a ideia de que competência não pode ser considerada ou confundida com falta de capacidade. Dessa forma podemos dizer que a Competência é o conjunto de:
    Alternativas
    1 - Capacidade, conhecimento e visão.
    2 - Conhecimento, indicação e sorte.
    3 - Nível de escolaridade, habilidade técnica e indicação.
    4 - Indicação, habilidade e atitude.
    5 - Conhecimento, habilidade e atitude.

    ResponderExcluir
  3. Sabemos que a comunicação é muito importante no relacionamento humano, mas não nos comunicamos apenas com as palavras, existe também a comunicação não verbal. São exemplos de comunicação não verbal:
    I - Frase dita em outra língua.
    II - Um aceno com a cabeça sinalizando que sim.
    III – Os braços cruzados.
    IV – A testa franzida.
    Estão CORRETAS somente as afirmativas:
    Alternativas
    1 - I, II e III.
    2 - I, III e IV.
    3 - II, III e IV.
    4 - II e III.
    5 - I e IV.
    ??????

    ResponderExcluir