terça-feira, 5 de março de 2013

Av 2 - Psicologia Organizacional e do Trabalho


Questão 1:

Nota: Excelente
Leia com atenção os textos a seguir: 

TEXTO 1:
O trabalho (...) não é para o homem, em sua essência, um dever inevitável, uma contrariedade; na verdade ele pode mesmo representar o que de mais humano existe no homem: sua criatividade, a expressão de sua marca essencial - a subjetividade - representando um fator essencial ao equilíbrio e desenvolvimento humano (DEJOURS et al., 1993).

TEXTO 2:
“Salvar o corpo dos acidentes, prevenir as doenças profissionais e as intoxicações por produtos industriais, assegurar aos trabalhadores cuidados e tratamentos convenientes, dos quais se beneficiavam até então, sobretudo nas classes abastadas, esse é o eixo em torno do qual se desenvolvem as lutas na frente pela saúde.” (DEJOURS, 1987, p.18).

Com base na leitura dos textos acima, concluem-se os seguintes apontamentos:

I - Os textos 1 e 2 demonstram que a relação trabalho x subjetividade x saúde não pode ser utilizada para compreender o desempenho do trabalho dos líderes, apenas deve ser aplicada à análise do desempenho de trabalhadores operacionais;
II - O texto 2 menciona uma série de aspectos importantes de serem avaliados no que diz respeito à higiene e segurança no trabalho e, portanto, estão diretamente relacionados à condição de trabalho oferecida pela organização;
III - Os dois textos abordam questões importantes a respeito de saúde, subjetividade e sentimentos provocados pelo diferentes significados do trabalho na vida dos trabalhadores, sendo, portanto, assuntos restritos a competência de profissionais da Psicologia, não cabendo ao Gestor de Recursos Humanos envolverem-se nestes aspectos.

Assinale a (s) afirmativa (s) consideradas INCORRETA (S):

Alternativas

1 - I e II;
2 - I e III;
3 - II apenas;
4 - I, II e III;
5 - III apenas. 

Sua resposta

2 - I e III;

Resposta gabarito

I e III;

Comentário do gabarito

A afirmativa II é a única que está correta, pois os fatores mencionados no texto 2 dizem respeito à condição de trabalho da organização, ou seja, ambiente físico (temperatura, barulho, irradiação, entre outros), ambiente químico (gases tóxicos, poeira, fumaça, etc.), ambiente biológico (vírus, bactérias, fungos, etc.) e condições de higiene e segurança. A afirmativa I está incorreta, pois a relação trabalho x subjetividade x saúde deve ser utilizada para compreender o desempenho de qualquer tipo de trabalhador e não apenas de uma classe. A afirmativa III também está incorreta porque questões relacionadas à saúde do trabalhador, sua subjetividade e significados do trabalho, dizem respeito a todo profissional que trabalha diretamente com pessoas e não apenas ao Psicólogo. Portanto, a alternativa B é a única que contem os itens I e III.

Questão 2:

Nota: Excelente
Sobre a Síndrome de Burnout, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas

1 - A Síndrome de Burnout é definida como sendo uma reação à tensão emocional crônica gerada a partir do contato direto e excessivo com outras pessoas;
2 - Além de outros fatores, a Síndrome de Burnout tem como característica o excessivo comprometimento do trabalhador com o seu trabalho;
3 - A Síndrome de Burnout envolve três componentes que são: exaustão emocional, despersonalização e endurecimento afetivo;
4 - Burnout é uma síndrome que afeta, principalmente, os trabalhadores da área de serviços, ou seja, Educação, Saúde e Segurança, que apresentam contato direto com seus usuários, encarregados de cuidar, educar e proteger;
5 - A palavra Burnout vem do inglês e significa “queimar para fora”, “queimar por completo” e este conceito explica o processo de desgaste vivido pelo trabalhador. 

Sua resposta

2 - Além de outros fatores, a Síndrome de Burnout tem como característica o excessivo comprometimento do trabalhador com o seu trabalho;

Resposta gabarito

Além de outros fatores, a Síndrome de Burnout tem como característica o excessivo comprometimento do trabalhador com o seu trabalho;

Comentário do gabarito

A alternativa b - excessivo comprometimento do trabalhador com o seu trabalho - é o único item que não faz parte das características da Síndrome de Burnout. Portanto a alternativa B está correta.

Questão 3:

Nota: Excelente
O estudo das repercussões da organização do trabalho sobre o aparelho psíquico foi muito inovado pelo trabalho do Psicanalista Christophe Dejours, que utilizou um novo conceito que partiu do privilégio do estudo da normalidade, sobre o da patologia. O que importa, nesta nova visão, é conseguir compreender como os trabalhadores alcançam manter um certo equilíbrio psíquico, mesmo estando submetidos a condições de trabalho desestruturantes. (DEJOURS, 1993).
Fonte: http://www.saudeetrabalho.com.br/download/psicodinamica-merlo.pdf.

Deste modo, o novo conceito apresentado por Dejours é:

Alternativas

1 - A Organização do Trabalho;
2 - A Psicodinâmica do Trabalho;
3 - A Carga Psíquica do Trabalho;
4 - A Psicopatologia do Trabalho;
5 - A Condição do Trabalho.

Sua resposta

2 - A Psicodinâmica do Trabalho;

Resposta gabarito

A Psicodinâmica do Trabalho;

Comentário do gabarito

A única alternativa que responde ao novo conceito introduzido por Dejours, no qual busca compreender o estudo da normalidade, é a Psicodinâmica do Trabalho. Portanto, a alternativa correta é a B.

Questão 4:

Nota: Excelente
Leia o trecho abaixo e responda a questão 4: 

Ao longo da história do mundo do trabalho observam-se mudanças significativas, que se acentuaram no século XX, principalmente com as discussões, pesquisas, avanço de novas tecnologias, solicitando e exigindo dos trabalhadores uma adaptação e desempenho seu sempre compatível com as suas possibilidades.
Hoje, é possível observar que as cobranças sobre o trabalhador estão crescendo cada vez mais, exigindo-lhe a máxima competência. No entanto, não há reconhecimento nem valorização de seu trabalho.
O sofrimento psíquico é gerado no trabalhador devido à pressão que é submetido diariamente em busca de lucros, competição, eficácia e da manutenção do emprego. O trabalhador se sente apavorado por não conseguir manter sua energia física e mental adequada para seu desempenho no trabalho, e esse pavor é uma forma em que se manifesta o sofrimento psíquico.
O sofrimento psíquico do profissional é percebido com uma certa clareza, quando o trabalho deixa de ser motivo de prazer, bem estar, satisfação, sentir-se útil, passando a ser lugar de dor, sofrimento e cansaço.
A carga psíquica aumenta quando o trabalhador é exposto a um trabalho onde não é valorizado, trabalhando de forma mecânica, onde ocorre o desgaste, tanto físico como emocional, provocando sensações de medo, angústias, etc. As condições de trabalho inadequadas, como a baixa remuneração, prejudicam o bem-estar e a satisfação no ambiente de trabalho.

Fonte: http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/pemp05.htm.

Com o decorrer dos anos, o ambiente de trabalho vem se modificando e acompanhando o avanço das tecnologias ultrapassando cada vez mais o nível de capacidade de adaptação dos trabalhadores. Os profissionais vivem hoje sob contínua pressão, sendo o tempo todo cobrado não só no trabalho como também na vida de uma maneira geral. O estresse pode exercer grande influência na maneira como o indivíduo se comporta socialmente, como exemplo, pode torná-lo agressivo. O estresse pode ser identificado, portanto, como uma relação entre a pessoa e o ambiente que é avaliado como prejudicial ao bem estar.

Nesse sentido, quais são os sintomas mais comuns do estresse:

I - Fadiga, dores de cabeça, palpitações;
II - Insônia, dores no corpo, ruído excessivo;
III - alterações intestinais, tremores, irritabilidade;
IV - agressividade, sobrecarga de trabalho.

Alternativas

1 - I, II, III e IV;
2 - II e IV;
3 - I, II e III;
4 - I e III;
5 - I e II.

Sua resposta

4 - I e III;

Resposta gabarito

I e III;

Comentário do gabarito

As únicas respostas que não condizem aos sintomas do estresse são ruído excessivo (afirmativa II) e sobrecarga de trabalho (afirmativa IV). Estes são, na verdade, fatores estressores e não sintomas. Portanto, as únicas afirmativas que não contém estas respostas são as afirmativas I e III. Por isso, a resposta correta é a letra D.

Questão 5:

Nota: Excelente
Mais do que uma forma de garantir a subsistência, o trabalho é reconhecido como um meio que leva à transformação do homem, à sua evolução social, intelectual e emocional. Trabalho é uma relação de dupla transformação entre o homem e a natureza geradora de significado (CODO, 2006).

Com base neste pequeno trecho, podemos concluir que:

Alternativas

1 - O homem, para encontrar satisfação e significado no trabalho, deve exercer uma função de liderança;
2 - O trabalho é visto como sacrificante desde a Antiguidade, e ainda é considerado dessa forma nos tempos atuais;
3 - Os pesquisadores afirmam que apenas o trabalho bem sucedido não acarreta o estresse;
4 - Embora alguns pesquisadores e profissionais atribuam valor ao trabalho, dificilmente ele proporcionará bem estar, satisfação e desenvolvimento humano;
5 - Na visão dos pesquisadores, o trabalho proporciona sentimentos importantes na constituição do indivíduo, além de contribuir para que as relações do indivíduo com a comunidade se estruturem, justificando sua existência na sociedade.

Sua resposta

5 - Na visão dos pesquisadores, o trabalho proporciona sentimentos importantes na constituição do indivíduo, além de contribuir para que as relações do indivíduo com a comunidade se estruturem, justificando sua existência na sociedade.

Resposta gabarito

Na visão dos pesquisadores, o trabalho proporciona sentimentos importantes na constituição do indivíduo, além de contribuir para que as relações do indivíduo com a comunidade se estruturem, justificando sua existência na sociedade.

Comentário do gabarito

De acordo com o trecho citado e outros autores, o trabalho proporciona sentimentos importantes que contribuem na constituição do indivíduo e da identidade, bem como possibilita que as relações do indivíduo com a sociedade se estruturem. Por isso, a resposta correta é a letra E.

Nenhum comentário:

Postar um comentário