terça-feira, 5 de março de 2013

Av 1 - Seminário I


Questão 1:

Nota: Excelente
O processamento da informação levou ao surgimento do computador eletrônico, que deu início a era da informática, a partir de 1945. Com a mecanização, tarefas que cabiam no cérebro humano passaram para a máquina.  As máquinas automáticas realizam uma seqüência de operações podendo ainda corrigir erros. Diante disto:  Evolução ___________________ foi uma conseqüência da ___________ de suprir as limitações humanas. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.

Alternativas

1 - Humana; vontade;
2 - Industrial; vontade;
3 - Tecnológica; necessidade;
4 - Científica; necessidade;
5 - Maquinária; tendência.

Sua resposta

3 - Tecnológica; necessidade;

Resposta gabarito

Tecnológica; necessidade;

Comentário do gabarito

Comentário
A resposta correta é a letra "C", cf Web Aula I, Unidade I. A evolução tecnológica foi uma conseqüência da necessidade de suprir as limitações humanas. A automação aumenta a produtividade humana, deslocando as pessoas para tarefas mais importantes como usar a criatividade e tomar decisões, sem se preocupar com tarefas repetitivas.

Questão 2:

Nota: Excelente
Para definir informação, diversos autores buscam discernir os termos “dado”, “informação” e “conhecimento”. Esta distinção entre os termos é difícil, mas, mesmo imprecisa, é necessária para a compreensão do tema. “Conjunto que expressa um fato isolado gerado por uma atividade que pode ser controlada”, este é o conceito de:

Alternativas

1 - Dado;
2 - Informação; 
3 - Conhecimento;
4 - Gestão do Conhecimento;
5 - Gestão de dados.

Sua resposta

1 - Dado;

Resposta gabarito

Dado;

Comentário do gabarito

Comentário
A resposta correta é a letra "A", cf Web Aula I, Unidade I. Batista (2006, p.20) define dados como: "o conjunto de elementos que expressa um fato isolado gerado por uma atividade que pode ser controlada, ou seja, tudo o que é gerado no dia-a-dia da empresa é um dado."

Questão 3:

Nota: Excelente
A informação que se transforma em conhecimento amplia a compreensão sobre a organização e seus relacionamentos entre departamentos e recursos humanos, ampliando também a capacidade de analisar e resolver problemas. Por isso, deve ser compartilhada por meio de:

Alternativas

1 - Planilhas e relatórios;
2 - Planilhas e processos adequados;
3 - Relatórios e programas adequados;
4 - Relatórios e métodos adequados;
5 - Métodos e processos adequados.

Sua resposta

5 - Métodos e processos adequados.

Resposta gabarito

Métodos e processos adequados.

Comentário do gabarito

Comentário
A resposta correta é a letra ¿E¿, cf Web Aula I, Unidade I. A informação que se transforma em conhecimento amplia a compreensão sobre a organização e seus relacionamentos entre departamentos e recursos humanos, ampliando também a capacidade de analisar e resolver problemas. Por isso, deve ser compartilhada por meio de métodos e processos adequados reduzindo a incerteza na tomada de decisão.

Questão 4:

Nota: Excelente
Podem desempenhar um papel valioso na Gestão do conhecimento, ajudando as empresas a otimizarem seu fluxo de informação e capturarem sua base de conhecimento, ou seja, a forma como o conhecimento é armazenado. Estamos falando de:

Alternativas

1 - Base de dados;
2 - Computadores;
3 - Programas;
4 - Sistemas de Informação;
5 - Gerenciamento de dados.

Sua resposta

4 - Sistemas de Informação;

Resposta gabarito

Sistemas de Informação;

Comentário do gabarito

Comentário
A resposta correta é a letra "D", cf Web Aula I, Unidade I. Laudon e Laudon (1999, p.4) definem sistema de informação com "um conjunto de componentes inter-relacionados trabalhando juntos para coletar, recuperar, processar, armazenar e distribuir informação com a finalidade de facilitar o planejamento, o controle, a coordenação, a análise e o processo decisório em empresas e outras organizações."

Questão 5:

Nota: Excelente
A complexidade que envolve as relações humanas em uma empresa, onde passamos a maior parte de nossas vidas, faz com que as pessoas estabeleçam determinadas relações informais, que embora não aparentes, são importantes em uma relação e, nem sempre são harmoniosas. O Homem por sua natureza é um ser:

Alternativas

1 - Humano;
2 - Social;
3 - Ignorante;
4 - Inteligente;
5 - De difícil relacionamento.

Sua resposta

2 - Social;

Resposta gabarito

Social;

Comentário do gabarito

Comentário
A resposta correta é a letra "B", cf Web Aula II, Unidade I. O Homem por sua natureza é um ser social e, portanto, está durante todo o tempo se relacionando com outras pessoas. Podemos observar no nosso dia-a-dia que este fato ocorre das mais variadas formas e, que as relações e os conhecimentos que adquirimos em cada relacionamento são diferentes porque são influenciados por conceitos e valores específicos de cada pessoa ou grupo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário