terça-feira, 5 de março de 2013

Av 4 - Recrutamento e Seleção de Pessoal


Questão 1:

Nota: Excelente

O objetivo da seleção é identificar, escolher e classificar candidatos adequados às necessidades da organização. Existem vários métodos que podem ser utilizados para selecionar um candidato. Escolha a alternativa que indica corretamente os instrumentos de seleção:

Alternativas

1 -
entrevistas, anúncios e descrição do cargo;
2 - entrevista, questionários, observação e diário ou registro do participante;
3 -
planos estratégicos, fatos externos e rotatividade de pessoal;
4 -
flexibilidade, responsabilidade e habilidades;
5 -
formulários de emprego, testes, simulações de desempenho, entrevistas,

Sua resposta

5 -
formulários de emprego, testes, simulações de desempenho, entrevistas,

Resposta gabarito

formulários de emprego, testes, simulações de desempenho, entrevistas,

Comentário do gabarito

E - De acordo com unidade 4 do livro didático, existem vários mecanismos ou instrumentos para auxiliar na avaliação e comparação das qualidades dos candidatos. Os mais comuns são: os formulários de emprego que permitem uma primeira apreciação do candidato, eliminando do processo aqueles que não reúnem os requisitos exigidos; os testes que são um conjunto de exercícios propostos para avaliar diversas aptidões consideradas relevantes para o exercício de determinada função; as simulações de desempenho que permitem que o candidato desempenhe uma amostra da função para a qual está concorrendo; e a entrevista, considerado o instrumento de seleção mais utilizado e no qual o candidato tem contato direto com o avaliador.

Questão 2:

Nota: Excelente

Após receber a requisição de pessoal, a primeira etapa realizada pela maioria das organizações é a análise curricular. Identifique quais afirmativas abaixo descrevem características dessa etapa:
I - etapa que identifica quais candidatos possuem os requisitos necessários para concorrer com a vaga em aberto;
II - é um processo pouco utilizado nas organizações contemporâneas que preferem ir direto ao processo de entrevistas;
III – os avaliadores consideram que um bom currículo deve conter: dados do candidato, objetivo, resumo das principais qualificações, histórico profissional e educacional, conhecimento de idiomas e informática, além de outras informações consideradas relevantes pelo candidato;
IV – a análise de currículo tem caráter estritamente classificatório, não eliminando candidatos do processo de seleção;
V – a análise curricular funciona como um filtro, ajudando o avaliador a encaminhar para as demais etapas, apenas os candidatos com potencial de concorrer à vaga em igualdade de condições.
Escolha a alternativa que identifica as afirmativas corretas sobre a análise curricular:

Alternativas

1 - Somente as alternativas I e IV estão corretas
2 - Somente as alternativas I e III estão corretas
3 -
Somente as alternativas II e IV estão corretas
4 - Somente as alternativas I, III e V estão corretas
5 - Somente as alternativas III,  IV e V estão corretas

Sua resposta

4 - Somente as alternativas I, III e V estão corretas

Resposta gabarito

Somente as alternativas I, III e V estão corretas

Comentário do gabarito

D - A análise curricular é a primeira etapa realizada pela maioria das organizações e funciona como um filtro, ajudando o avaliador a identifica quais candidatos possuem os requisitos necessários para concorrer com a vaga em aberto, encaminhando para as demais etapas de seleção, apenas os candidatos com potencial de concorrer à vaga em igualdade de condições. Portanto, trata-se de um processo de caráter eliminatório.
Os avaliadores consideram que um bom currículo deve conter: dados do candidato, objetivo, resumo das principais qualificações, histórico profissional e educacional, conhecimento de idiomas e informática, além de outras informações consideradas relevantes pelo candidato; 

Questão 3:

Nota: Insuficiente

Após a análise curricular, outras etapas podem ser realizadas pelo selecionador para garantir que está colocando a pessoa certa na vaga certa. Dentre essas etapas podemos destacar os testes, a prova situacional e os jogos e dinâmicas de grupo. Identifique como (V) verdadeiras ou (F) falsas as afirmativas abaixo sobre essas técnicas de seleção:
(     ) os testes podem verificar se os conhecimentos gerais ou específicos que o candidato possui estão alinhados ao perfil do cargo. Os testes podem verificar também aspectos psicológicos ou comportamentais dos candidatos.
(     ) os jogos e dinâmicas de grupo são processos vivenciais que exigem relação entre pessoas podendo envolver simples recreação à viabilidade de alguma aprendizagem, reflexão ou correlação com prática do dia-a-dia.
(     ) os jogos e dinâmicas de grupo investigam aspectos comportamentais, habilidades, conhecimentos específicos, perfil psicológico, vocacional e emocional através atividades vivências, dramatizações entre outros instrumentos e recursos.
(     ) a prova situacional é encaminhada às organizações por iniciativa do candidato ou atendendo solicitação explicitada no anúncio de divulgação da vaga.
(     ) a prova situacional é um processo de avaliação sistematizado baseado em uma amostra representativa do trabalho, permitindo observar o desempenho do candidato.
Escolha a alternativa que identifica corretamente as afirmativas (V) verdadeiras e (F) falsas sobre a utilização de agências de recrutamento de pessoal.

Alternativas

1 -
V  -  V -  V  -  F -  V
2 -
F  -  V -  V  -  F -  F
3 -
F  -  V  - V  - V  -  F
4 - V  -  V  - F  - F  -  V
5 - V  -  F  - V  - F  -  V

Sua resposta

4 - V  -  V  - F  - F  -  V

Resposta gabarito

V  -  V -  V  -  F -  V

Comentário do gabarito

A - As seguintes técnicas também podem ser utilizadas num processo de seleção:
Testes - investigam aspectos comportamentais, habilidades, conhecimentos específicos, perfil psicológico, vocacional e emocional através de testes psicológicos, jogos, vivências, dramatizações entre outros instrumentos e recursos.
Prova situacional - processo de avaliação sistematizado baseado em uma amostra representativa do trabalho, permitindo observar o desempenho do candidato.
Jogos e dinâmicas de grupo - processo vivencial que exige relação entre pessoas podendo envolver simples recreação à viabilidade de alguma aprendizagem, reflexão ou correlação com prática do dia-a-dia. 

Questão 4:

Nota: Insuficiente

A entrevista no processo de seleção tem como objetivo levantar aspectos sobre o candidato que não podem ser medidos através das outras etapas, confirmar informações obtidas com as outras técnicas e integrar todos os dados obtidos para se fechar um parecer final. Uma das tendências nas organizações é realizar a entrevista por competência. Sobre a entrevista por competência é correto afirmar:
I - Planejada com base no mapa de competências;
II - É uma entrevista tipo estruturada, com perguntas abertas especificas, com verbos de ação no passado;
III – Envolve questões que possibilitam verificar a situação vivenciada, a tarefa, a ação tomada e os resultados obtidos;
IV – É uma entrevista fechada, com perguntas envolvendo verbos no tempo presente.
V – Se o selecionador optar pela metodologia STAR deve fazer perguntas cobrindo dois aspectos sugeridos por essa metodologia, pois já terá condições de verificar a adequação de perfil do candidato.
Escolha a alternativa que identifica as afirmativas corretas sobre a me

Alternativas

1 - Somente as alternativas I e IV estão corretas
2 -
Somente as alternativas I, II e III estão corretas
3 - Somente as alternativas II e IV estão corretas
4 - Somente as alternativas I, III e V estão corretas
5 - Somente as alternativas III, IV e V estão corretas

Sua resposta

4 - Somente as alternativas I, III e V estão corretas

Resposta gabarito

Somente as alternativas I, II e III estão corretas

Comentário do gabarito

B - A entrevista no processo de seleção tem como objetivo levantar aspectos sobre o candidato que não podem ser medidos através das outras etapas, confirmar informações obtidas com as outras técnicas e integrar todos os dados obtidos para se fechar um parecer final. Uma das tendências nas organizações é realizar a entrevista por competência. Esse tipo de entrevista é planejada com base no mapa de competências; é uma entrevista tipo estruturada, com perguntas abertas especificas, com verbos de ação no passado e envolve questões que possibilitam verificar a situação vivenciada, a tarefa, a ação tomada e os resultados obtidos. Todos esses aspectos devem ser cobertos durante a entrevista para garantir sua eficácia.

Questão 5:

Nota: Excelente
Após o aceite da proposta de emprego pelo candidato, o encerramento ou finalização de um processo de seleção envolve duas outras etapas: a devolutiva e a avaliação da seleção. Relacione corretamente as características de cada um desses processos:
1) Devolutiva

2) Avaliação da Seleção
(      ) procedimento que mostra respeito por parte da empresa com as pessoas que se candidatam às vagas na organização.
(      ) Uma das formas de se realizar esse procedimento é através do cálculo do turn over, ou seja, pelo índice de rotatividade de funcionários
(      ) pode ser realizada através da verificação da adaptabilidade do novo colaborador ao cargo, através dos resultados organizacionais e também através dos índices de promoções.
(      ) Algumas empresas optam por realizar esse procedimento de forma escrita, pelo correio, por e-mail ou ainda por telefone.
Escolha a alternativa que enumera corretamente as características da devolutiva e da avaliação da seleção.

Alternativas

1 - 2  -  1 -  1  -  2
2 -
2  -  2 -  1  -  1
3 -
1  -  2 -  2  -  1
4 -
1  -  1 -  2  -  2
5 - 2  -  1 -  1  -  1

Sua resposta

3 -
1  -  2 -  2  -  1

Resposta gabarito

1  -  2 -  2  -  1

Comentário do gabarito

C - A devolutiva é procedimento que mostra respeito por parte da empresa com as pessoas que se candidatam às vagas na organização. Algumas empresas optam por realizar esse procedimento de forma escrita, pelo correio, por e-mail ou ainda por telefone
A avaliação do processo de seleção pode ser realizado através do cálculo do turn over, ou seja, pelo índice de rotatividade de funcionários e também através da verificação da adaptabilidade do novo colaborador ao cargo, através dos resultados organizacionais e também através dos índices de promoções. 

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