terça-feira, 5 de março de 2013

Av 3 - Psicologia Organizacional e do Trabalho


Questão 1:

Nota: Excelente
A Psicologia se caracteriza como “ciências psicológicas” pela diversidade de objetos de estudo, o que justifica porque os fenômenos psicológicos são tão diversos que não podem ser acessíveis ao mesmo nível de observação.
Esta afirmação se deve a:

I- condição de que o pesquisador é integrante do objeto a ser pesquisado, que é o próprio homem e, neste caso, o pesquisador está inserido na categoria a ser pesquisada;
II- questão de que a psicologia é uma ciência nova e somente no final do século XIX foi considerada como área de conhecimento científico;
III- psicologia estar incorporada a várias ciências, como a sociologia, a filosofia e a história, por isso o termo “ciência” é utilizado no plural.
IV- psicologia apresentar como objetivo o conhecimento da subjetividade, considerada como uma forma de contribuição específica na compreensão da complexidade do ser humano. 

Estão CORRETAS as afirmativas:

Alternativas

1 - I, II e IV;
2 - I, II, III e IV;
3 - I e III;
4 - II e III;
5 - Nenhuma das afirmativas.

Sua resposta

1 - I, II e IV;

Resposta gabarito

I, II e IV;

Comentário do gabarito

As afirmativas I, II e IV estão corretas, sendo a psicologia caracterizada como ¿ciências psicológicas¿, uma vez que apresenta uma diversidade de objetos de estudo, devido à concepção de homem, que é pautada nas diversas abordagens teóricas, e também à complexidade do homem que coloca como objetivo para a psicologia o conhecimento da subjetividade; além disso, a psicologia se trata de uma ciência nova e, portanto, ainda não teve tempo de apresentar teorias definitivas. Já a afirmativa III é a única incorreta, uma vez que a identidade da psicologia é o que a diferencia das demais ciências. Desta forma, a alternativa correta é a letra A. (Páginas 02 e 03).

Questão 2:

Nota: Excelente
A psicologia tem como propósito estudar o ser humano em todas as suas manifestações: o comportamento, as atitudes, as relações, os grupos, etc. Desta forma, a psicologia do trabalho apresenta objetivos importantes a serem estudados. Assinale a alternativa que não condiz com estes objetivos:

Alternativas

1 - A psicologia do trabalho tem como objetivo estudar as relações de trabalho e o processo produtivo que ocorre nestes contextos;
2 - A psicologia do trabalho tem como objetivo estudar as fontes de estresse e suas consequências psíquicas ao trabalhador;
3 - A psicologia do trabalho tem como objetivo entender e analisar as técnicas de seleção, avaliação de desempenho, treinamentos, plano de carreiras, ações estas desenvolvidas na organização;
4 - A psicologia do trabalho tem como objetivo ocultar as doenças ocupacionais que acometem os trabalhadores no ambiente organizacional;
5 - A psicologia do trabalho tem como objetivo examinar o ambiente e as condições de trabalho no contexto laboral.

Sua resposta

4 - A psicologia do trabalho tem como objetivo ocultar as doenças ocupacionais que acometem os trabalhadores no ambiente organizacional;

Resposta gabarito

A psicologia do trabalho tem como objetivo ocultar as doenças ocupacionais que acometem os trabalhadores no ambiente organizacional;

Comentário do gabarito

A única alternativa que não condiz com os objetivos da psicologia do trabalho é a letra D, pois esta ciência não pretende ocultar as doenças ocupacionais; muito pelo contrário, um dos mais importantes objetivos da psicologia do trabalho é contribuir na promoção da saúde dos trabalhadores. As demais alternativas estão corretas. Portanto, a alternativa correta é a letra D. (Página 11).

Questão 3:

Nota: Excelente
Falar de cultura é falar dos diferentes modos de pensar, agir e se comunicar; ideias sobre como o mundo funciona e sobre a razão do comportamento das pessoas; crenças e ideais que moldam nossas aspirações e nossos desejos individuais. “Uma definição clássica de cultura é dizer que ela é a maneira como as pessoas vivem.” (KLUCKHOHN, 1949 apud RAMPAZZO et al, 2009, p. 49). 
Neste sentido, a cultura também influencia na constituição da nossa personalidade e, portanto, ela faz parte dos Determinantes:

Alternativas

1 - Sociais;
2 - Ambientais;
3 - Genéticos;
4 - Individuais;
5 - Grupais.

Sua resposta

2 - Ambientais;

Resposta gabarito

Ambientais;

Comentário do gabarito

A alternativa correta é a letra B, uma vez que a cultura faz parte dos determinantes ambientais. As alternativas C e D estão incorretas, pois os determinantes genéticos dizem respeito àquilo que é individual, ou seja, que herdamos, e que são responsáveis pelas características pessoais como o temperamento. As alternativas A e E, assim como a cultura, também fazem parte dos determinantes ambientais. Portanto, a alternativa correta é a letra B. (Páginas 48 e 49).

Questão 4:

Nota: Excelente
Algumas evidências sugerem que as diferenças entre bebês decorrem em virtude dos efeitos de diferentes conjuntos de genes e predisposições genéticas, mas podem decorrer também de influências pré-natais. Assim, podemos nos sentir tentados a falar que os bebês são todos iguais; no entanto, eles apresentam diferenças individuais que vão determinar a intensidade das reações emocionais. Essas diferenças dizem respeito:

Alternativas

1 - À hereditariedade;
2 - Ao ambiente;
3 - Ao temperamento;
4 - À família;
5 - À cultura.

Sua resposta

3 - Ao temperamento;

Resposta gabarito

Ao temperamento;

Comentário do gabarito

As alternativas B, D e E estão incorretas, pois se referem aos determinantes ambientais. A alternativa A também está incorreta, pois a hereditariedade é aquilo que herdamos, é a nossa carga genética. A única alternativa correta é a letra C, uma que vez que o temperamento, que faz parte dos determinantes genéticos, pode sofrer influências pré-natais, sendo o fator que determina a intensidade das reações emocionais. Portanto, a alternativa correta é a letra C. (Páginas 53 e 54).

Questão 5:

Nota: Excelente
Leia com atenção o trecho do poema “Morte e Vida Severina” de João Cabral de Melo Neto:
“O meu nome é Severino, como não tenho outro de pia. Como há muitos Severinos, que é santo de romaria, deram então de me chamar Severino de Maria; como há muitos Severinos com mães chamadas Maria, fiquei sendo o da Maria do finado Zacarias.
Mas isso ainda diz pouco: há muitos na freguesia, por causa de um coronel que se chamou Zacarias e que foi o mais antigo senhor desta sesmaria. Como então dizer quem fala ora a Vossas Senhorias? Vejamos: é o Severino da Maria do Zacarias, lá da serra da Costela, limites da Paraíba. Mas isso ainda diz pouco (...).” 
Fonte: http://www.releituras.com/joaocabral_morte.asp
Com relação à frase grifada no trecho deste poema, Severino se refere àquilo que significa o reconhecimento e a consciência “de um eu”, de singularidade, não havendo outro igual. É o conjunto de características próprias e exclusivas, sendo a denominação dada às representações e sentimentos que o indivíduo desenvolve a respeito de si próprio.
Assinale a alternativa CORRETA que corresponde à afirmação acima:

Alternativas

1 - Família;
2 - Biografia;
3 - Temperamento;
4 - Consistência;
5 - Identidade.

Sua resposta

5 - Identidade.

Resposta gabarito

Identidade.

Comentário do gabarito

A única alternativa que dá sentido a pergunta é a E, ou seja, o reconhecimento do ¿eu¿, aquilo que identifica a pessoa, portanto, trata-se da identidade. Desta forma, a alternativa correta é a letra E. (Páginas 66 e 67).

Nenhum comentário:

Postar um comentário