terça-feira, 5 de março de 2013

Av 4 - Comunicação, Clima e Cultura Organizacional


Questão 1:

Nota: Excelente
Para entendermos o comportamento dos indivíduos que trabalham nas organizações, além de verificarmos atributos, como as características biográficas, as habilidades e a forma de aprendizagem dessas pessoas, temos que analisar também alguns elementos que fazem parte desse comportamento. Robbins (2005) destaca que os principais elementos que devem nortear a análise do comportamento individual são: os valores, as atitudes, a personalidade, a emoção, a percepção e a motivação. De acordo com o estudado na Unidade I do Livro Texto da disciplina, ) Analise atentamente as afirmativas e assinale V para as verdadeiras e F para as Falsas.

( ) Todos nós possuímos um sistema de valores, no qual atribuímos importância relativa para tais valores como liberdade, prazer, honestidade, respeito, obediência e justiça.
( ) Os valores de uma pessoa contêm elementos de julgamento, baseado naquilo que o indivíduo julga ser correto, bom ou desejável.
( ) Quando um funcionário entra na organização ele ainda não possui o seu sistema de valores, e assim não sabe o que “não deve” ser feito e o que é aceitável dentro das empresas. 
( ) Os valores que a pessoa possui geralmente influenciam a atitude delas dentro das organizações.

Assinale a alternativa que corresponde a sequência CORRETA:

Alternativas

1 - V – V – F – F.
2 - F – V – V – V.
3 - V – F – F – F.
4 - V – V – F – V.
5 - V – V – V – V.

Sua resposta

4 - V – V – F – V.

Resposta gabarito

V – V – F – V.

Comentário do gabarito

A alternativa correta é a letra D, pois a afirmativa III é falsa, de acordo com BACCARO(2009 p.5),"Quando um funcionário entra na organização ele já possui o seu sistema de valores, e por meio dele já sabe o que "não deve" ser feito e o que é aceitável dentro das empresas."

Questão 2:

Nota: Excelente
Ao ler a Unidade II do livro texto, você encontrou a afirmação que “Toda organização deve se estruturar para atingir seus objetivos, pois não há como realizar o trabalho sem organizá-lo e dividi-lo definindo a melhor estrutura organizacional.”.Assinale a alternativa que corresponde a cadeia de comando:

Alternativas

1 - É uma linha de autoridade que liga as pessoas de uma organização evidenciando quem se reporta a quem.
2 - É o processo de agrupar indivíduos para que possam ser administrados.
3 - É o nível em que as tarefas são divididas em trabalhos individuais separados.
4 - Designa o número de funcionários que um chefe pode liderar de maneira eficiente.
5 - Indica que a autoridade da decisão está localizada próxima do topo da organização

Sua resposta

1 - É uma linha de autoridade que liga as pessoas de uma organização evidenciando quem se reporta a quem.

Resposta gabarito

É uma linha de autoridade que liga as pessoas de uma organização evidenciando quem se reporta a quem.

Comentário do gabarito

De acordo com BACCARO (2009 p.16), a alternativa correta é a letra A, haja vista que A cadeia de comando é uma linha de autoridade que liga as pessoas de uma organização evidenciando quem se reporta a quem (DAFT, 2005).

Questão 3:

Nota: Excelente
Ao ler a Unidade 3, do Livro texto, você verificou que os principais ritos que integram as pessoas nas organizações são: ritos de passagem, degradação, reforço, renovação, redução de conflitos e integração.
I - Os ritos de passagem são usados para a mudança de status, eles buscam minimizar as mudanças na maneira com que as pessoas executam seus novos papéis sociais e restabelecem o equilíbrio das relações sociais.
II - Os ritos de renovação têm o objetivo de tornar público os problemas existentes dentro da organização e reafirmar a importância e o valor das regras envolvidas.
III - Os ritos de reforço são usados quando um funcionário muda de cargo, é feito um ritual de passagem informando os demais funcionários sobre a mudança.
IV – os ritos de Integração encorajam e revivem sentimentos comuns e buscam manter as pessoas comprometidas com o sistema social.
Estão CORRETAS somente as afirmativas:

Alternativas

1 - I, II e III. 
2 - I, III e IV. 
3 - II, III e IV.
4 - I, II e IV. 
5 - I e IV.

Sua resposta

5 - I e IV.

Resposta gabarito

I e IV.

Comentário do gabarito

A afirmativa II refere-se ao rito de degradação e a afirmativa III refere-se ao rito de passagem, estando incorretas, o que torna a alternativa D correta, como pode ser constatado na p. 93 e 94 do Livro Texto da disciplina.

Questão 4:

Nota: Excelente
“Um conceito que descreve a natureza subjetiva ou a qualidade do ambiente organizacional. Suas propriedades podem ser percebidas ou experimentadas pelos membros da organização e comunicadas por eles por meio de um questionário adequado.” De acordo com o Livro texto da disciplina, esta frase descreve:

Alternativas

1 - Cultura organizacional.
2 - Comunicação organizacional.
3 - Clima Organizacional.
4 - Mudanças organizacionais.
5 - Valores organizacionais.

Sua resposta

3 - Clima Organizacional.

Resposta gabarito

Clima Organizacional.

Comentário do gabarito

A alternativa correta é a C e refere-se a clima organizacional, como destaca BACCARO (2009 p.128).

Questão 5:

Nota: Excelente
De acordo com o estudado na Unidade 5 do livro Texto da Disciplina a afirmação “a organização é vista com um bote inflável em um rio com corredeiras fortes e muitas pedras. Neste bote estão pessoas que nunca remaram juntas, que não conhecem o rio e ainda por cima está anoitecendo” refere-se a metáfora das:

Alternativas

1 - Águas Calmas.
2 - Águas turbulentas.
3 - Águas escuras.
4 - Águas caudalosas.
5 - Águas mansas.

Sua resposta

2 - Águas turbulentas.

Resposta gabarito

Águas turbulentas.

Comentário do gabarito

Conforme BACCARO (2009 p.150), a alternativa correta é a letra B, pois ¿na metáfora das Águas Turbulentas a organização é vista com um bote inflável em um rio com corredeiras fortes e muitas pedras. Neste bote estão pessoas que nunca remaram juntas, que não conhecem o rio e ainda por cima está anoitecendo. Nas águas turbulentas a mudança é algo natural e sua administração deve ser feita de maneira contínua (ROBBINS; DECENZO, 2004). 

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