terça-feira, 5 de março de 2013

Av 2 - Seminário II


Questão 1:

Nota: Excelente
A Psicologia é uma ciência que estuda o comportamento humano. Como ciência é composta por um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade, considerando como objeto de estudo o “homem”, expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa. Assim a psicologia se caracteriza como:

Alternativas

1 - Ciências humanas.
2 - Ciências cognitivas.
3 - Ciências psicológicas.
4 - Ciências psicossomáticas.
5 - Ciências comportamentais.

Sua resposta

3 - Ciências psicológicas.

Resposta gabarito

Ciências psicológicas.

Comentário do gabarito

A alternativa correta é a letra C, pois como você leu na Unidade II da web aula ¿a psicologia se caracteriza como ¿ciências psicológicas¿ pela diversidade de objetos de estudo, o que se justifica porque os fenômenos psicológicos são tão diversos que não podem ser acessíveis ao mesmo nível de observação e, portanto, não podem ser sujeitos aos mesmos padrões de descrição, medida, controle e interpretação.¿

Questão 2:

Nota: Excelente
Como você leu na Unidade 2 da web aula, as definições sobre Responsabilidade Social são diversas e a melhor forma de se analisar o conceito é identificar as diferentes visões a seu respeito do assunto. “O exercício da responsabilidade social é orientado para a melhoria da imagem institucional da empresa, o que se traduz na melhoria da imagem institucional da empresa, o que se traduz na melhoria da sua reputação. São os ganhos institucionais da condição de empresa-cidadã, que justificam os investimentos em ações sociais encetadas pela empresa.” Este argumento refere-se a:

Alternativas

1 - Estratégia social de desenvolvimento da comunidade.
2 - Estratégia de recursos humanos.
3 - Estratégia de relacionamento.
4 - Conjunto de valores.
5 - Estratégia de marketing institucional.

Sua resposta

5 - Estratégia de marketing institucional.

Resposta gabarito

Estratégia de marketing institucional.

Comentário do gabarito

A alternativa correta é a letra E. A descição ¿o exercício da responsabilidade social é orientado para a melhoria da imagem institucional da empresa, o que se traduz na melhoria da imagem institucional da empresa, o que se traduz na melhoria da sua reputação. São os ganhos institucionais da condição de empresa-cidadã, que justificam os investimentos em ações sociais encetadas pela empresa¿ refere-se a Estratégia de marketing institucional, como descrito na Unidade II da web aula.

Questão 3:

Nota: Excelente
Podemos entender o estresse psicológico como:

Alternativas

1 - Um problema de estrutura psíquica do individuo
2 - Uma disfunção entre o individuo e o equipamento que ele utiliza para trabalhar
3 - Uma suposição errônea que o individuo possui sobre a organização.
4 - Uma relação entre a pessoa e o ambiente que é avaliado como prejudicial ao seu bem –estar.
5 - Um fator genético que interfere no desenvolvimento do trabalho do individuo nas organizações.

Sua resposta

4 - Uma relação entre a pessoa e o ambiente que é avaliado como prejudicial ao seu bem –estar.

Resposta gabarito

Uma relação entre a pessoa e o ambiente que é avaliado como prejudicial ao seu bem –estar.

Comentário do gabarito

O estresse psicológico como uma relação entre a pessoa e o ambiente que é avaliado como prejudicial ao seu bem-estar. 

Questão 4:

Nota: Excelente
De acordo com a leitura do texto “Estresse e Trabalho” podemos concluir que:

Alternativas

1 - O ambiente organizacional pode levar o individuo ao adoecimento, quando coloca o individuo em uma situação desgastante.
2 - As organizações são ambiente com elevado grau de estabilidade  e tranqüilidade, o que promove uma melhora na saúde dos trabalhadores.
3 - Depressões, ansiedade patológica, pânico, fobias, doenças psicossomáticas, são todos determinados por predisposição genética.
4 - As normas e regras sociais permitem que as pessoas sejam mais saudáveis e politicamente corretas.
5 - O aumento das competitividade no ambiente organizacional, tem contribuído para a diminuição do estresse no trabalho.

Sua resposta

1 - O ambiente organizacional pode levar o individuo ao adoecimento, quando coloca o individuo em uma situação desgastante.

Resposta gabarito

O ambiente organizacional pode levar o individuo ao adoecimento, quando coloca o individuo em uma situação desgastante.

Comentário do gabarito

O tipo de desgaste à que as pessoas estão submetidas permanentemente nos ambientes e as relações com o trabalho são fatores determinantes de doenças

Questão 5:

Nota: Excelente
O termo estresse foi utilizado pela primeira vez, em 1926 por Hans Selve, sendo conceituado como “um desgaste geral do organismo” e desde então é objeto de estudo devido ao crescente número de pessoas que apresentam sintomas de stress. Nesse sentido e de acordo com a Unidade II da web aula, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as Falsas.
( ) O desgaste emocional a que pessoas são submetidas nas relações com o trabalho é fator muito significativos na determinação de transtornos relacionados ao estresse, como é o caso das depressões, ansiedade patológica, pânico, fobias, doenças psicossomáticas, etc. 
( ) Um dos agravantes do Estresse no Trabalho é a limitação que a sociedade submete as pessoas quanto às manifestações de suas angústias, frustrações e emoções. 
( ) A vida agitada dos dias de hoje, o trânsito, a concorrência profissional, as relações familiares, a insegurança, a violência, fazem parte do cotidiano dos indivíduos e assim não são considerados fatores estressores. 
( ) Por causa das normas e regras sociais as pessoas acabam ficando prisioneiras do politicamente correto, obrigadas a aparentar um comportamento emocional ou motor incongruente com seus reais sentimentos de agressão ou medo.
Assinale a alternativa que corresponde a sequência CORRETA:

Alternativas

1 - V - V – V – F.
2 - V – F – V – V.
3 - F – V – V – F.
4 - V – V – F – V.
5 - V - V – V – V.

Sua resposta

4 - V – V – F – V.

Resposta gabarito

V – V – F – V.

Comentário do gabarito

A alternativa correta é a letra D. A terceira afirmativa é falsa, pois como descrito na web aula, a vida agitada dos dias de hoje, o trânsito, a concorrência profissional, as relações familiares, a insegurança, a violência, enfim, os fatores estressores estão em toda parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário