terça-feira, 5 de março de 2013

Av 3 - Comunicação, Clima e Cultura Organizacional


Questão 1:

Nota: Excelente
Como você leu na Unidade I do Livro Texto da disciplina, a definição “é o conjunto de pessoas com habilidades e potencialidades peculiares a serviço de um objetivo comum. Elas compartilham valores, buscam resultados comuns e contam com alto grau de comprometimento, o que as faz responsabilizar-se por mais do que a simples realização de suas tarefas e atribuições individuais” refere-se a:

Alternativas

1 - Grupo.
2 - Equipe.
3 - Time.
4 - Reunião.
5 - Sinergia.

Sua resposta

3 - Time.

Resposta gabarito

Time.

Comentário do gabarito

De acordo com o livro texto da disciplina, p. 13, TIME é o conjunto de pessoas com habilidades e potencialidades peculiares a serviço de um objetivo comum. Elas compartilham valores, buscam resultados comuns e contam com alto grau de comprometimento, o que as faz responsabilizar-se por mais do que a simples realização de suas tarefas e atribuições individuais.

Questão 2:

Nota: Excelente
O estudo da motivação é realizado para entender os mecanismos que movimentam as pessoas para os comportamentos de alto desempenho, indiferença, falta de produtividade; a favor ou contra os interesses da organização (MAXIMIANO, 2004). Na Unidade I do Livro Texto da disciplina, você verá que a motivação indica as causas e os motivos que nos levam a produzir determinados comportamentos, e de acordo com o autor possui três propriedades:
I – Direção: direção para qual a motivação leva o comportamento
II – Intensidade: magnitude da motivação;
III – Situação: condições onde ocorre a motivação
IV - Permanência: duração da motivação.
Estão CORRETAS somente as afirmativas:

Alternativas

1 - I, II e III. 
2 - I, III e IV. 
3 - II, III e IV.
4 - I, II e IV. 
5 - II e III.

Sua resposta

4 - I, II e IV. 

Resposta gabarito

I, II e IV. 

Comentário do gabarito

A alternativa correta é a letra D, como pode ser constatado na página 9,que traz A motivação indica as causas e os motivos que nos levam a produzir determinados comportamentos, e segundo Maximiano (2004) possui três propriedades:
-Direção: direção para qual a motivação leva o comportamento;
- Intensidade: magnitude da motivação;
- Permanência: duração da motivação. 

Questão 3:

Nota: Excelente
na Unidade 2, você estudou que a comunicação é vital para as pessoas e para organizações, e para garantir que essa comunicação aconteça de maneira eficaz evitando possíveis problemas, devemos entender os componentes que fazem parte desse processo. Analise atentamente as afirmativas e assinale V para as verdadeiras e F para as Falsas.
( ) O sucesso de uma organização depende, em grande parte, da qualidade do processo de comunicação dentro dela.
( ) A comunicação é o processo pelo qual as informações são transmitidas ou entendidas por duas ou mais pessoas, geralmente com a intenção de motivar ou influenciar o comportamento.
( ) O feedback não permite que pessoas e grupos melhorem seus resultados ou aumente seu desempenho.
( ) No fluxo descendente temos a comunicação acontecendo de cima pra baixo, são as informações passadas da alta cúpula da organização para os níveis mais baixos na relação de hierarquia.

Assinale a alternativa que corresponde a sequência CORRETA:

Alternativas

1 - F – F – F  – F.
2 - F – F – V  – V.
3 - V – V – V  – V.
4 - F – V – F – V.
5 - V - V – F  – V.

Sua resposta

5 - V - V – F  – V.

Resposta gabarito

V - V – F  – V.

Comentário do gabarito

A alternativa correta á a letra E, haja vista que a terceira afirmativa é falsa, pois o feedback permitirá que pessoas e grupos melhorem seus resultados aumentando seu desempenho, como consta na p. 56 do Livro Texto.

Questão 4:

Nota: Excelente
Leia o texto:

Alternativas

1 - As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda complementa a primeira. 
2 - As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não complementa a primeira. 
3 - A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa. 
4 - A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira. 
5 - As duas afirmações são falsas.

Sua resposta

1 - As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda complementa a primeira. 

Resposta gabarito

As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda complementa a primeira. 

Comentário do gabarito

A alternativa A está correta, pois no Livro Texto da disciplina, na p. 99 a autora apresenta que "Vivemos em um ambiente altamente dinâmico e mutável, em que as empresas devem estar constantemente se adequando para sobreviver e criando vantagem competitiva frente à concorrência. Um dos desafios neste século é administrar a diversidade cultural existente dentro das empresas, principalmente pela diversificação da força de trabalho, que englobam variáveis como: sexo, faixa etária, religião, origem, escolaridade, raça e idioma." 

Questão 5:

Nota: Excelente
A análise ______________________ serve para identificar onde se situam as grandes deficiências das organizações e mostrar em que direção possíveis esforços devem ser enviados na busca de soluções que venham a favorecer uma melhor integração entre as metas individuais e institucionais, o que, em conseqüência, se traduz num melhor desempenho, tanto do ponto de vista pessoal, como organizacional.
Como abordado no Livro Texto, na Unidade 4, qual alternativa apresenta as palavras que respectivamente completam e tornam verdadeira a afirmação acima?

Alternativas

1 - Da cultura Organizacional.
2 - Do clima organizacional.
3 - Do ambiente organizacional.
4 - Das diversidades do comportamento.
5 - Dos indivíduos e grupos.

Sua resposta

2 - Do clima organizacional.

Resposta gabarito

Do clima organizacional.

Comentário do gabarito

De acordo com a p. 128 do Livro Texto da disciplina, a alternativa correta é a B, pois A análise do clima organizacional serve para identificar onde se situam as grandes deficiências das organizações e mostrar em que direção possíveis esforços devem ser enviados na busca de soluções que venham a favorecer uma melhor integração entre as metas individuais e institucionais, o que, em conseqüência, se traduz num melhor desempenho, tanto do ponto de vista pessoal, como organizacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário