terça-feira, 5 de março de 2013

Av 1 - Seminário II


Questão 1:

Nota: Excelente
As empresas, independentemente do tamanho ou segmento que atuam, possuem cultura organizacional. De acordo com a Unidade I da web aula, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as Falsas.
( ) Cada organização possui sua própria cultura, e para conhecer profundamente uma empresa é preciso entender a sua cultura, o modo como as pessoas se interagem, as atitudes predominantes, as pressuposições subjacentes e as aspirações dos membros que a compõe. 
( ) A cultura não expressa valores compartilhados pela maioria dos membros da organização, afinal são as pessoas que fornecem à organização personalidade distinta.
( ) Em uma organização, os costumes, as tradições e a maneira geral de fazer as coisas dependem muito do que foi feito antes mesmo de iniciar a empresa e durante sua estruturação, ou seja, a fonte primária da cultura organizacional são os fundadores.
( ) O mito é uma representação coletiva que dá significado às ações e aos acontecimentos do ambiente de trabalho, eles ajudam a criar e uma identidade organizacional. Na realidade organizacional o mito mais comumente visualizado é o da “grande família”, as empresas passam para os funcionários esse mito.
Assinale a alternativa que corresponde a sequência CORRETA:

Alternativas

1 - F-F-V-F.
2 - V-F-V-V.
3 - V-V-V-V.
4 - V-V-F-V.
5 - F-V-V-F.

Sua resposta

2 - V-F-V-V.

Resposta gabarito

V-F-V-V.

Comentário do gabarito

A alternativa correta é a letra B, devido a segunda afirmativa ser FALSA, pois ¿a cultura dominante expressa valores essenciais compartilhados pela maioria dos membros da organização, é a visão macro da cultura que empresta à organização personalidade distinta¿

Questão 2:

Nota: Excelente
Leia o texto:
Analisando as afirmações acima e de acordo com a Unidade I da web aula,  conclui-se que: 

Alternativas

1 - as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda complementa a primeira. 
2 - as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não complementa a primeira. 
3 - a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa. 
4 - a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira. 
5 - as duas afirmações são falsas.

Sua resposta

3 - a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa. 

Resposta gabarito

a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa. 

Comentário do gabarito

A alternativa correta é a letra C, haja vista que a segunda afirmativa está incorreta, pois o período compreendido nas décadas de 1950 a 1960, caracteriza-se como tecnicista pela implantação da indústria automobilística, a implementação dos subsistemas de RH e a grande preocupação com a eficiência e o desempenho.

Questão 3:

Nota: Excelente
____________________expressa valores essenciais compartilhados pela maioria dos membros da organização, é a visão macro da cultura que empresta à organização personalidade distinta. É o valor compartilhado da ________________________que a torna um instrumento poderoso para orientar e modelar o comportamento, caso contrário, não haveria interpretação uniforme do que representam os comportamentos considerados apropriados e inapropriados. 
Como abordado na Unidade I da web aula, qual alternativa apresenta as palavras que respectivamente completam e tornam verdadeira a afirmação acima?

Alternativas

1 - A cultura dominante - cultura organizacional.
2 - Os valores culturais - sociedade.
3 - As subculturas – empresa.
4 - A missão – cultura local.
5 - A sociedade – comunidade local.

Sua resposta

1 - A cultura dominante - cultura organizacional.

Resposta gabarito

A cultura dominante - cultura organizacional.

Comentário do gabarito

A alternativa correta é a letra A. Como apresentado na web aula ¿A cultura dominante expressa valores essenciais compartilhados pela maioria dos membros da organização, é a visão macro da cultura que empresta à organização personalidade distinta. É o valor compartilhado da cultura organizacional que a torna um instrumento poderoso para orientar e modelar o comportamento, caso contrário, não haveria interpretação uniforme do que representam os comportamentos considerados apropriados e inapropriados.

Questão 4:

Nota: Excelente
A definição “expressam as verdades das organizações, portanto são inquestionáveis e naturalizados, e estão presentes nos comportamentos dos indivíduos” refere-se a qual elemento da cultura organizacional?

Alternativas

1 - Normas.
2 - Valores.
3 - Tabus.
4 - Mitos.
5 - Crenças.

Sua resposta

5 - Crenças.

Resposta gabarito

Crenças.

Comentário do gabarito

A alternativa correta é a letra E, pois as crenças expressam as verdades das organizações, portanto são inquestionáveis e naturalizados, e estão presentes nos comportamentos dos indivíduos.

Questão 5:

Nota: Excelente
Na Unidade I da web aula, você leu que quando se fala em administração de Recursos Humanos, toma-se como referência a administração das pessoas que participam das organizações e que nelas desempenham determinados papéis. Nesse sentido é correto afirmar que:
I - O desafio da Gestão de pessoas contemporânea: desenvolver as competências do time, capacitar a equipe através de programas estruturados e sistematizados como a educação continuada e outros programas de desenvolvimento, tendo como base de sustentação o incentivo das lideranças.
II – Devido a atual conjuntura das organizações, as modalidades de contrato de trabalho são restritas devido ao engessamento do Ministério do Trabalho que limita o empregador a ter apenas empregados horistas devidamente contratados pela empresa, consequentemente, afetando a relação entre empregador e empregado.
III - Em muitas organizações a administração dos recursos humanos está em metamorfose, adaptando valores e crenças da organização à nova modalidade de gestão, tanto dos funcionários em geral, da alta direção, dos gestores de outras áreas e, principalmente, dos gestores de “recursos humanos”
IV - O fato mais importante dos últimos tempos na área de Gestão de Pessoas foi a percepção de que ela poderia contribuir para os resultados da empresa se produzisse e seguisse uma estratégia interagente com a estratégia maior da organização.
Estão CORRETAS somente as afirmativas:

Alternativas

1 - I, II e III. 
2 - I, III e IV. 
3 - II, III e IV.
4 - I, II e IV. 
5 - II e III.

Sua resposta

2 - I, III e IV. 

Resposta gabarito

I, III e IV. 

Comentário do gabarito

A alternativa correta é a letra B. Você leu na web aula, que ¿Na atual conjuntura das organizações, são inúmeras as modalidades de contrato de trabalho e, consequentemente, a forma de relação entre empregador e empregado. Encontramos os profissionais que são terceirizados, contratados por tempo determinado ou por projetos, consultores e assessores, prestadores de serviços, uma relação entre pessoas jurídicas que complementa os trabalhados executados pelo quadro efetivo de colaboradores de uma organização¿.Assim a afirmativa dois está incorreta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário