terça-feira, 5 de março de 2013

Avaliação Virtual 1 - Teorias da Administração


Questão 1:

Nota: Excelente
De acordo com o que aprendemos na Web Aula, a primeira apresentação sistemática de Taylor foi formulada após ele verificar que no sistema de pagamento, por dia de trabalho, os homens diminuíam a produção, prolongando assim os dias de trabalho, evitando desta forma os possíveis cortes de funcionários. As afirmativas a seguir descrevem métodos que Taylor intitulou este trabalho "A piece-rate system", para tratar esta questão. São elas:
I - O estudo do tempo base para se fixar um tempo-padrão básico de desempenho que permitia a extensão do sistema para o trabalho não repetitivo.
II - O estudo do movimento base para obter um padrão de desempenho que permitia a extensão do sistema para o trabalho não repetitivo.
III - O pagamento por peça, diminuindo os ganhos daqueles que não atingissem os padrões e salários mais altos aos bons trabalhadores.
IV - O pagamento por peça, diminuindo os ganhos daqueles que atingissem os padrões e salários mais baixos aos bons trabalhadores.
Estão CORRETAS somente as seguintes afirmativas:

Alternativas

1 - Somente a afirmativa I.
2 - As afirmativas I e IV.
3 - Somente a afirmativa III.
4 - As afirmativas II e III.
5 - As afirmativas I e III.

Sua resposta

5 - As afirmativas I e III.

Resposta gabarito

As afirmativas I e III.

Comentário do gabarito


O trabalho desenvolvido por Taylor a partir de 1884, intitulado "A piece-rate system", usou dois métodos no tratamento da questão estudada:
1. O estudo do tempo base para obter o tempo-padrão, concebendo um método para a fixação prévia e precisa de um padrão de desempenho que permitia a extensão do sistema para o trabalho não repetitivo.
2. Projetou um esquema de pagamento por peça, diminuindo os ganhos daqueles que não atingissem os padrões, salários substancialmente altos aos bons trabalhadores, assegurando-lhes que, se mantivessem o ritmo de trabalho especificado, seus salários nunca seriam cortados.

Questão 2:

Nota: Excelente
O trabalho de Henry Fayol foi considerado uma das maiores contribuições para o campo da gerência e da administração na escola clássica. Assinale a única alternativa abaixo que descreve uma contribuição que NÃO se atribui a Henry Fayol de acordo com a Web Aula:

Alternativas

1 - Henry Fayol trabalhou nos níveis organizacionais, preocupado com a função administrativa da direção.
2 - Seus estudos o levaram a concluir que há uma necessidade definida e uma possibilidade de ensinar administração.
3 - Seus estudos o levaram a introduzir métodos de trabalho eficientes que incluíam aspectos como a padronização de ferramentas e equipamentos e rotina de programação.
4 - Publicou um trabalho em 1908 que intitulou "Os Princípios da Administração"
5 - Definiu como elementos primários do processo administrativo: planejamento, organização, direção e controle.

Sua resposta

3 - Seus estudos o levaram a introduzir métodos de trabalho eficientes que incluíam aspectos como a padronização de ferramentas e equipamentos e rotina de programação.

Resposta gabarito

Seus estudos o levaram a introduzir métodos de trabalho eficientes que incluíam aspectos como a padronização de ferramentas e equipamentos e rotina de programação.

Comentário do gabarito

A referida contribuição refere-se a um dos métodos de trabalho citados por Frederick W Taylor, para atingir seus objetivos, que incluíam:
- padronização de ferramentas e equipamentos;
- rotina de programação;
- cartões de instrução;
- estudos de movimentos;
- seleção de trabalhadores mais adequados;
- garantia de amplo material para os trabalhadores;
- introdução de símbolos como índices. 

Questão 3:

Nota: Excelente
O "Experimento de Hawthorne" desenvolvido por Elton Mayo, é o estudo mais citado para investigar o complexo da natureza humana no trabalho. Assinale abaixo a alternativa que NÃO corresponde com as conclusões mais importantes deste estudo:

Alternativas

1 - Determinação do nível de produção por normas sociais e integração do indivíduo ao grupo.
2 - Os indivíduos agem isoladamente e costumam não seguir o grupo.
3 - As recompensas e sanções impostas pelo grupo determinam o comportamento do indivíduo.
4 - O reconhecimento da existência de grupos informais bem estruturados.
5 - As relações humanas constituem as interações entre pessoas e grupos.

Sua resposta

2 - Os indivíduos agem isoladamente e costumam não seguir o grupo.

Resposta gabarito

Os indivíduos agem isoladamente e costumam não seguir o grupo.

Comentário do gabarito

Através do "Experimento de Hawthorne", Elton Mayo concluiu exatamente o contrário do descrito pela referia alternativa: Os indivíduos não agem isoladamente, mas costumam seguir o grupo.

Questão 4:

Nota: Excelente
De acordo com o que aprendemos na Web Aula, a Teoria das Relações Humanas constatou a existência das necessidades humanas básicas. Ao longo de sua vida, o homem evolui por três níveis ou estágios de Motivação: à medida que cresce e amadurece, vai ultrapassando os estágios mais baixos e desenvolvendo necessidades de níveis mais elevados. Algumas dessas necessidades são:
I - O impulso de realizar o próprio potencial de estar em contínuo autodesenvolvimento.
II - Necessidade de segurança íntima: leva o indivíduo à autodefesa, procura de proteção contra o perigo, ameaça ou privação.
III - São as necessidades primárias, vitais ou vegetativas, relacionadas com a sobrevivência do indivíduo. São inatas e instintivas.
IV - Necessidade de afeição: é a necessidade de dar e receber afeto, amor e carinho.
Qual das afirmativas acima identifica necessidades psicológicas do homem?

Alternativas

1 - Afirmativas II e IV
2 - Afirmativas I e II.
3 - Afirmativas III e IV.
4 - Afirmativas I, III e IV.
5 - Afirmativa II.

Sua resposta

1 - Afirmativas II e IV

Resposta gabarito

Afirmativas II e IV

Comentário do gabarito

Ao longo de sua vida, o homem evolui por três níveis ou estágios de Motivação, são eles:
1º) Necessidades Fisiológicas: necessidades primárias, vitais ou vegetativas, relacionadas com a sobrevivência do indivíduo. São inatas e instintivas.
2º) Necessidades Psicológicas: necessidades secundárias e exclusivas do homem. Necessidade de segurança íntima: leva o indivíduo à autodefesa, procura de proteção contra o perigo, ameaça ou privação. Necessidade de afeição: é a necessidade de dar e receber afeto, amor e carinho.
3º) Necessidades de Autorrealização: necessidades mais elevadas e decorrem da educação e da cultura da pessoa. É o impulso de realizar o próprio potencial de estar em contínuo autodesenvolvimento.

Questão 5:

Nota: Excelente
Com relação as teorias sobre liderança , a Web Aula descreve os estilos de liderança. Indique V para as afirmativas que descrevem corretamente os estilos de liderança e F para as afirmativas falsas.
(  ) Liderança Liberal: Total liberdade do grupo para a tomada de decisão; o líder apenas participa quando é solicitado. Líder e subordinados desenvolvem uma comunicação franca cordial. 
(  ) Liderança Democrática: Caracterizada pela figura do líder como orientador do grupo. As decisões são discutidas pelo grupo com a presença do líder. Há um sentido de responsabilidade mútua.
(  ) Liderança Autocrática: Centralização total da autoridade e das decisões da pessoa do líder. O trabalho somente se desenvolve com a presença física do líder.
(  ) Liderança Situacional: Não há um único estilo ou característica de liderança válida para toda e qualquer situação. O líder proporciona as atitudes necessárias que promovam a motivação, cooperação e satisfação nos cargos;
Assinala a alternativa que contem, de forma sequencial  e CORRETA, as indicações feitas:

Alternativas

1 - V, V, V, F
2 - F, F, F, V
3 - F, V, F, V
4 - F, V, V, F
5 - V, V, F, F

Sua resposta

4 - F, V, V, F

Resposta gabarito

F, V, V, F

Comentário do gabarito

É na Liderança Democrática e não na Liberal, que o Lider e subordinados desenvolvem uma comunicação franca cordial. Não existe uma "Liderança Situacional" e sim uma Teoria Situacional que defende não haver um único estilo ou característica de liderança válida para toda e qualquer situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário