terça-feira, 5 de março de 2013

Av 2 - Recrutamento e Seleção de Pessoal


Questão 1:

Nota: Excelente

O recrutamento externo de pessoas pode ser realizado através de várias técnicas. Identifique qual das técnicas de recrutamento externo abaixo relacionadas possui as seguintes características: baixo custo, o candidato já vem pré-selecionado, pois acredita-se que fará um bom trabalho, pode contribuir para aumentar a coesão do grupo uma vez que capta-se pessoas que já pertencem a grupos informais fora da empresa.

Alternativas

1 -
rede de contato
2 - indicação de funcionários
3 - utilização de agências de recrutamento
4 - anúncios em jornais e revistas
5 - contatos com escolas, universidades e agremiações

Sua resposta

2 - indicação de funcionários

Resposta gabarito

indicação de funcionários

Comentário do gabarito

B - A indicação de funcionários é uma técnica de recrutamento externo bastante útil para aquelas organizações que permitem que familiares e colegas trabalhem na mesma organização. Tem baixo custo e os candidatos já vêm pré-selecionados, pois normalmente o funcionário se sente co-responsável pelo candidato e possivelmente não vai indicar uma vaga de trabalho para alguém que ele avalie como sendo um funcionário que não faria um bom trabalho. É uma forma também de trazer para a organização pessoas que pertençam a grupos informais fora dela, aumentando o nível de coesão do grupo.

Questão 2:

Nota: Excelente

A entrevista  é um dos elementos do processo de seleção e pode ser definida como sendo uma conversa dirigida com a finalidade de trocar informações de forma consistente. Sua função é de confirmar os dados obtidos em outras técnicas realizadas, assim como levantar aspectos ainda não mensurados. Identifique como (V) verdadeiras ou (F) falsas as afirmativas sobre a entrevista no processo de seleção:
(      ) alguns dos objetivos da entrevista são: avaliar o domínio do candidato sobre as competências necessárias para o cargo, levantar informações não avaliadas por outras técnicas utilizadas e esclarecer fatos e impressões sobre o candidato, entre outros.
(      ) a entrevista é qualificada como um processo de comunicação, porém não recebe influência dos ruídos,  distorção e omissão, que são aspectos relativos à comunicação;
(      ) a entrevista de seleção tem um conteúdo totalmente objetivo, capaz de traçar um perfil fiel do candidato, pois é considerada isenta de subjetividade.
(      ) tem função de integrar e unir todas as informações colhidas durante o processo de recrutamento e seleção, possibilitando elaborar uma conclusão, um parecer que possibilite a tomada de decisão.
(      ) uma vez que é realizada entre pessoas, a entrevista de seleção tem um conteúdo subjetivo e por isso, necessita de planejamento anterior e de treino do entrevistador.
Escolha a alternativa que identifica corretamente as afirmativas verdadeiras (V) ou falsas (F) sobre a entrevista no processo de seleção.

Alternativas

1 - F  -  F -  V -  V  -  F
2 - F  -  V  - V  - F  -  F
3 - F  -  V  - V  - V  -  F
4 - V  -  F  - F  - V  -  V
5 - V  -  V  - V  - F  -  F

Sua resposta

4 - V  -  F  - F  - V  -  V

Resposta gabarito

V  -  F  - F  - V  -  V

Comentário do gabarito

D - A entrevista é qualificada como um processo de comunicação, e recebe influência dos ruídos, distorção e omissão, que são aspectos relativos à comunicação. Como é realizada entre pessoas, tem um conteúdo bastante subjetivo e por isso, necessita de planejamento anterior e de treino do entrevistador. A função da entrevista é integrar e unir todas as informações colhidas durante o processo de recrutamento e seleção, possibilitando elaborar uma conclusão, um parecer que possibilite a tomada de decisão. A alguns dos objetivos apontados para as entrevistas no processo de seleção são: avaliar o domínio do candidato sobre as competências necessárias para o cargo, levantar informações não avaliadas por outras técnicas utilizadas e esclarecer fatos e impressões sobe o candidato, entre outros.

Questão 3:

Nota: Insuficiente

Os autores que discutem os processos de recrutamento e seleção sugerem que uma entrevista de seleção deve ser planejada para que possa trazer os resultados esperados. Os tipos de entrevista de seleção são definidos a partir da presença, ou não de um roteiro. Identifique quais afirmativas são corretas sobre a presença do roteiro na entrevista de seleção.
I - um roteiro de entrevista padronizado contem questões fechadas, que o candidato responderá de forma objetiva. Esse tipo de roteiro e considerado superficial e pouco utilizado;
II - a entrevista estruturada contem perguntas que permitem o candidato responder livremente as questões do entrevistador, que deve anotar dados das respostas do candidato. Esse tipo de roteiro é considerado flexível e recomendado;
III - o modelo de roteiro de entrevista diretivo (ou semiestruturado) determina a relação dos assuntos e também as perguntas que deverão ser feitas dentro de cada assunto que se quer abordar durante a entrevista.
IV - o roteiro de entrevista diretivo (ou semiestruturado) determina os assuntos que se quer abordar e o entrevistador decidirá no momento da entrevista, a forma como fará as perguntas. Estudiosos acreditam que, ao escolher esse modelo, o
entrevistador risco de se esquecer de fazer perguntas sobre aspectos importantes para a vaga;
V - a entrevista não diretiva, também chamada de informal ou não estruturada, é realizada sem um roteiro e a entrevista é feita de acordo com a fala do candidato. Esse é o modelo de entrevista é o mais recomendado pelos estudiosos da área.
Escolha a alternativa que identifica as afirmativas corretas sobre a presença ou não de um roteiro na entrevista de seleção:

Alternativas

1 - Somente as alternativas I e IV estão corretas
2 - Somente as alternativas I e III estão corretas
3 -
Somente as alternativas I, II e IV estão corretas
4 - Somente as alternativas I, III e V estão corretas
5 - Somente as alternativas III,  IV e V estão corretas

Sua resposta

4 - Somente as alternativas I, III e V estão corretas

Resposta gabarito

Somente as alternativas I, II e IV estão corretas

Comentário do gabarito

C - Alguns autores classificam as entrevistas de acordo com a existência ou não de um roteiro mais ou menos rígido, definindo as entrevistas como totalmente padronizadas; com perguntas padronizadas; diretiva ou não diretiva. Já outros autores classificam as entrevistas somente como estruturadas ou não estruturadas. Um roteiro de entrevistas padronizadas é caracterizado por questões fechadas, as quais o candidato responderá de forma objetiva. Por esta razão, a entrevista fica limitada, superficial. Já um roteiro de entrevistas com perguntas padronizadas (ou estruturada) permite que o candidato responda livremente às questões do entrevistador, que tome registro das respostas subjetivas. Este modelo é o mais utilizado. Diversos autores recomendam sua utilização com certa flexibilidade. De outra forma, um roteiro diretivo (ou semiestruturado), determina os assuntos que se quer abordar, deixando para o entrevistador decidir a forma como fará as questões que levarão o candidato a responder o que o entrevistador quer saber. Esta forma de entrevista em seleção pode levar a um trabalho maior quando se vai fazer a comparação entre os candidatos. Um outro modo de se fazer entrevista é a entrevista não diretiva (exploratória, informal ou não estruturada). Neste caso não há um roteiro. Não há uma especificação do que precisa ser questionado. O entrevistador vai conduzindo a entrevista de acordo com a fala do candidato, não se atendo a uma sequência. Este tipo de entrevista pode levar ao esquecimento e por isso deve ser evitado.

Questão 4:

Nota: Excelente

A eficácia da entrevista de seleção depende não apenas do planejamento do roteiro dessa entrevista; depende também da postura do entrevistador. Escolha a alternativa que melhor descreve as características e postura de um bom entrevistador.

Alternativas

1 -
Deve ser acolhedor e ter empatia, entendendo que o candidato deve estar ansioso com o processo de entrevista. Deve se identificar, falando sua função na empresa e o seu objetivo naquele momento. E fundamental que o entrevistador esclareça todos os procedimentos que adotará para a entrevista, inclusive se fará anotações sobre as respostas do candidato ao longo do processo para não se esquecer.
2 -
O entrevistador deve manter uma postura rígida (ereta e séria) durante todo o processo de seleção, pois assim estará apto a perceber como o candidato, que já está ansioso, lida com momentos de pressão.
3 -
O papel primordial do entrevistador é elaborar um bom roteiro para a entrevista. Preocupar-se em interagir com o candidato é função do gerente de linha, após a contratação do candidato. Só assim manterá isenção e a objetividade do processo.
4 - Todas as perguntas que o candidato fizer ao entrevistador, ao longo da entrevista, devem ser respondidas com SIM ou NÃO. Essa é considerada uma outra tática para se manter a objetividade do processo de seleção.
5 - Um bom entrevistador é aquele que realiza entrevistas de no máximo 20 minutos, independente o tipo de cargo a ser preenchido. Assim, o roteiro que elabora deve refletir essa meta.

Sua resposta

1 -
Deve ser acolhedor e ter empatia, entendendo que o candidato deve estar ansioso com o processo de entrevista. Deve se identificar, falando sua função na empresa e o seu objetivo naquele momento. E fundamental que o entrevistador esclareça todos os procedimentos que adotará para a entrevista, inclusive se fará anotações sobre as respostas do candidato ao longo do processo para não se esquecer.

Resposta gabarito

Deve ser acolhedor e ter empatia, entendendo que o candidato deve estar ansioso com o processo de entrevista. Deve se identificar, falando sua função na empresa e o seu objetivo naquele momento. E fundamental que o entrevistador esclareça todos os procedimentos que adotará para a entrevista, inclusive se fará anotações sobre as respostas do candidato ao longo do processo para não se esquecer.

Comentário do gabarito

A - Para que a realização da entrevista de seleção seja bem sucedido, não basta o planejamento de um bom roteiro. Outro aspecto igualmente importante é a postura do profissional que irá entrevistar os candidatos. Assim, o selecionador que quer realizar uma entrevista eficaz deve ter empatia, ou seja, deve se colocar no lugar do candidato e lembrar que ele (ou ela) deve estar ansioso com a entrevista de emprego. Deve ser acolhedor se identificando, falando sua função na empresa e o seu objetivo naquele momento. Além disso, é importante que esclareça ao candidato que ao longo da entrevista fará algumas anotações para não se esquecer do que o candidato falou. A duração de uma entrevista dependerá dos objetivos traçados pelo selecionador, não sendo possível se estipular um tempo máximo padrão para todos os tipos de vagas a serem preenchidas.

Questão 5:

Nota: Excelente

Além de um roteiro bem elaborado, outros cuidados devem ser tomados para garantir que uma entrevista de seleção seja eficaz. Identifique quais os principais cuidados que podem contribuir para a boa condução da entrevista de seleção:
I - a escolha do local  -  um ambiente calmo e tranquilo possibilitam atenção exclusiva ao candidato e entrevistador.
II - o clima da entrevista - o entrevistador deve estabelecer um clima agradável, deixando o candidato descontraído para que possa colher as informações necessárias;
III - o entrevistador deve conduzir a entrevista com base nos objetivos estabelecidos, evitando questões que possam ser interpretadas como discriminatórias.
IV -  o entrevistador deve evitar, a todo custo, fazer anotações sobre as respostas do candidato durante a entrevista, pois isso pode tirar a concentração do candidato, deixando-o ansioso.
V - recomenda-se que o entrevistador faça pequenas anotações sobre suas impressões sobre o candidato enquanto os dados ainda estão frescos e claros, evitando que se esqueça de aspectos importantes.
Escolha a alternativa que identifica as afirmativas corretas sobre os cuidados que possam garantir a eficácia de uma entrevista de seleção.

Alternativas

1 -
Somente as alternativas I e IV estão corretas
2 -
Somente as alternativas I e III estão corretas
3 - Somente as alternativas I, II e IV estão corretas
4 - Somente as alternativas II, IV e V estão corretas
5 -
Somente as alternativas I, II, III e V estão corretas

Sua resposta

5 -
Somente as alternativas I, II, III e V estão corretas

Resposta gabarito

Somente as alternativas I, II, III e V estão corretas

Comentário do gabarito

E - Um cuidado a se ter antes da realização da entrevista é a escolha do local. Para isso, é necessário um ambiente calmo e tranquilo que possibilite, tanto ao candidato quanto ao entrevistador, uma atenção exclusiva. Um bom clima na entrevista (não é temperatura da sala) é fundamental para que se possa colher as informações necessárias, e assim, atingir o objetivo. A condução da entrevista pelo selecionador deve ser sempre orientada para os objetivos da entrevista. O entrevistador deve evitar pré-conceitos durante todo o processo seletivo. Na entrevista, deve evitar questões que possam ser avaliadas como discriminatórias. A anotação das respostas dadas pelo candidato é também muito importante. Normalmente, durante a entrevista, o entrevistador faz pequenas anotações. Logo após a ela, é importante que faça mais anotações sobre suas impressões ou que complete as já iniciadas, fechando o raciocínio. Lembre-se que quando você acaba de fazer uma entrevista, os dados parecem frescos e claros, mas quando se faz várias entrevistas, ou mesmo quando o tempo passa, pode-se perder muito conteúdo importante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário