terça-feira, 5 de março de 2013

Av 1 - Psicologia Organizacional e do Trabalho


Questão 1:

Nota: Excelente
Considerando que a Ciência é um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade que devem ser obtidos de maneira programada, sistemática e controlada para que se tenha validade e, ainda, conjunto este que tem como característica fundamental aspirar à objetividade; qual seria, então, o objeto de estudo da Psicologia?

Alternativas

1 - A Psicologia é uma ciência que estuda o comportamento humano e, como ciência, é composta por um conjunto de conhecimentos que estuda o "homem" em todas as suas manifestações e expressões, porém, o que é divergente na psicologia é o que se refere ao objeto de estudo, ou seja, a concepção de homem e, por isso, apresenta uma diversidade de objetos de estudo, caracterizando-se como “ciências psicológicas”;
2 - A Psicologia tem como objeto de estudo as anomalias, ou seja, aquilo que apresenta uma anormalidade ou irregularidade no comportamento humano;
3 - A Psicologia não é considerada uma ciência, portanto, não apresenta nenhum objeto de estudo; 
4 - São várias ciências incorporadas à Psicologia, como a sociologia, a filosofia e a religião, dificultando a existência de um objeto de estudo;
5 - Alguns teóricos não consideram a Psicologia uma ciência, devido à diversidade de objetos, principalmente pelo fato de que o pesquisador é integrante do objeto a ser pesquisado, que é o próprio homem e, neste caso, o pesquisador está inserido na categoria a ser pesquisada.

Sua resposta

1 - A Psicologia é uma ciência que estuda o comportamento humano e, como ciência, é composta por um conjunto de conhecimentos que estuda o "homem" em todas as suas manifestações e expressões, porém, o que é divergente na psicologia é o que se refere ao objeto de estudo, ou seja, a concepção de homem e, por isso, apresenta uma diversidade de objetos de estudo, caracterizando-se como “ciências psicológicas”;

Resposta gabarito

A Psicologia é uma ciência que estuda o comportamento humano e, como ciência, é composta por um conjunto de conhecimentos que estuda o "homem" em todas as suas manifestações e expressões, porém, o que é divergente na psicologia é o que se refere ao objeto de estudo, ou seja, a concepção de homem e, por isso, apresenta uma diversidade de objetos de estudo, caracterizando-se como “ciências psicológicas”;

Comentário do gabarito

As alternativas C e E não poderiam ser corretas porque afirmam que a psicologia não é considerada como uma ciência, e no texto diz que a psicologia separou-se da filosofia e tornou-se científica, neste sentido, a alternativa D também está incorreta. A alternativa B responde que a Psicologia estuda apenas comportamentos anormais e, na verdade, a Psicologia estuda todos os aspectos do pensamento e comportamento humanos. Portanto, a questão A está correta porque a Psicologia é uma ciência e, como tal, apresenta como objeto de estudo o ¿homem¿ em todas as suas manifestações e expressões, porém, apresenta uma divergência que se refere ao objeto de estudo: a concepção de homem, caracterizando-se como ¿ciências psicológicas¿, pela diversidade de objetos de estudo.

Questão 2:

Nota: Excelente
As tendências teóricas da Psicologia no século XX, consideradas importantes, foram o Behaviorismo, a Gestalt e a Psicanálise. Desta forma, relacione cada teoria à sua definição correta.

( A ) Behaviorismo
(   ) Teoria que traz como necessidade compreender o homem como uma totalidade, valorizando a visão sistêmica, figura e fundo.
( B ) Gestalt
(     ) A teoria de maior relevância foi a do condicionamento operante, cuja base é o controle do comportamento através da manipulação de recompensas e punições no ambiente.
( C ) Psicanálise
(    ) Teoria que valoriza a importância da afetividade e postula como objeto de estudo o inconsciente.
A coluna da direita, portanto, estaria corretamente preenchida na seguinte ordem (de cima para baixo):

Alternativas

1 - B, C, A;
2 - A, B, C;
3 - B, A, C;
4 - C, A, B;
5 - A, C, B.

Sua resposta

3 - B, A, C;

Resposta gabarito

B, A, C;

Comentário do gabarito

É a única alternativa que apresenta a definição correta das tendências teóricas da Psicologia, o Behaviorismo (teoria cuja base é o comportamento operante), a Gestalt (teoria que busca compreender o homem em sua totalidade) e a Psicanálise (teoria que estuda o inconsciente).

Questão 3:

Nota: Excelente
Marx afirmou que: “(...) o homem se define no mundo objetivo não somente em pensamento, senão com todos os sentidos (...). Sentidos que se afirmam, como forças essenciais humanas (...) Não só os cinco sentidos, mas os sentidos espirituais (amor, vontade...)”. (MARX, 2001 apud BOCK et al, 2008, p. 163).
Os afetos (emoções, sentimentos) fazem parte da nossa vida e nossas expressões não podem ser compreendidas, se não considerarmos os afetos que as acompanham.
Portanto, os afetos são uma das áreas que abrange:

Alternativas

1 - A Cultura;
2 - A Hereditariedade;
3 - O Temperamento;
4 - A Identidade;
5 - A Personalidade.

Sua resposta

5 - A Personalidade.

Resposta gabarito

A Personalidade.

Comentário do gabarito

As alternativas B e C não poderiam ser corretas porque fazem parte dos Determinantes Genéticos, tudo aquilo que herdamos ao nascer. A alternativa A também estaria incorreta, pois diz respeito aos Determinantes Ambientais, que são as experiências vividas ao longo da vida e que resultam em semelhanças entre os indivíduos. A alternativa D também não estaria correta, pois identidade significa o reconhecimento do ¿eu¿, ou seja, aquilo que identifica a pessoa. A alternativa E é a única que poderia responder à questão, uma vez que, os afetos (emoções, sentimentos) são uma das áreas que abrange a Personalidade do indivíduo. Além deste fator, também envolve a Personalidade, as cognições (processos do pensamento) e os comportamentos observáveis.

Questão 4:

Nota: Excelente
Observe a tirinha abaixo:
No nascimento, determinadas diferenças temperamentais e de sensibilidade entre bebês são visíveis. O termo temperamento é usado como referência a diferenças individuais estáveis na reatividade emocional. (RAMPAZZO et al, 2009).
O temperamento, portanto, é a sensibilidade para reagir ao meio em que vivemos e determina a intensidade das reações emocionais.
Desta forma, o temperamento faz parte da Personalidade e compõe o que chamamos de:

Alternativas

1 - Determinantes Ambientais;
2 - Características pessoais;
3 - Inteligência;
4 - Determinantes Genéticos;
5 - Diferenças individuais.

Sua resposta

4 - Determinantes Genéticos;

Resposta gabarito

Determinantes Genéticos;

Comentário do gabarito

A alternativa correta é a D porque o temperamento é herdado e, portanto, faz parte dos Determinantes Genéticos, àquilo que é único no indivíduo.

Questão 5:

Nota: Excelente
Leia o trecho abaixo:
Personalidade é a organização dinâmica dos traços no interior do eu, formados a partir dos genes particulares que herdamos, das existências singulares que experimentamos e das percepções individuais que temos do mundo, capazes de tornar cada indivíduo único em sua maneira de ser, de sentir e de desempenhar seu papel social.
Dessa forma, o ser humano não pode ser considerado como um produto exclusivo de seu meio, tal como um aglomerado dos reflexos condicionados pela cultura que o rodeia e despido de qualquer elã mais nobre de sentimentos e vontade própria. Não pode, tampouco, ser considerado um punhado de genes, resultando numa máquina programada a agir desta ou daquela maneira, conforme teriam agido exatamente os seus ascendentes biológicos.
Se assim fosse, o ser humano passaria pela vida incólume aos diversos efeitos e consequências de suas vivências pessoais. Sensatamente, o ser humano não deve ser considerado nem exclusivamente ambiente, nem exclusivamente herança, antes disso, uma combinação destes dois elementos em proporções completamente insuspeitadas. 

Fonte: http://virtualpsy.locaweb.com.br/index.php?art=148&sec=53

Os estudiosos da Personalidade definiram como ponto de partida, que sua formação recebe fortes contribuições de Determinantes Genéticos e Ambientais, sendo ambos importantes e complementares. Os Determinantes Ambientais, por sua vez, que influenciam na formação e estruturação da Personalidade do indivíduo estão discriminados em quatro fatores. Assinale a alternativa que não corresponde a esses determinantes:
I- Família
II- Hereditariedade 
III- Pares
IV- Cultura
V- Classe social

Alternativas

1 - I e III, apenas;
2 - I e IV, apenas;
3 - II, apenas;
4 - III e V, apenas;
5 - IV e V, apenas.

Sua resposta

3 - II, apenas;

Resposta gabarito

II, apenas;

Comentário do gabarito

O único fator que não corresponde à categoria de Determinantes Ambientais na formação e estruturação da personalidade é o fator Hereditariedade, portanto, a alternativa C é a correta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário