quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

nálise Econômica e Social - Avaliação - Análise Econômica e Social



Av 2 - Análise Econômica e Social








Questão 1:

É muito importante entender que a diferença entre microeconomia e macroeconomia não está no tamanho, mas no grau de agregação. Exemplo: ao estudar o que João decide fazer com seu salário, eu estou fazendo uma análise _____________; ao estudar o nível de renda e desemprego da cidade onde João mora, eu estou fazendo uma análise __________________. E se eu estivesse analisando o nível de desemprego do bairro onde João mora? A análise seria _________________? Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:

Alternativas

1 - Macroeconômica; Macroeconômica; Macroeconômica.
2 - Microeconômica; Macroeconômica; Macroeconômica.
3 - Macroeconômica; Microeconômica; Macroeconômica.
4 - Macroeconômica; Microeconômica; Microeconômica.
5 - Microeconômica; Microeconômica; Microeconômica.

Sua resposta

2 - Microeconômica; Macroeconômica; Macroeconômica.

Resposta gabarito

Microeconômica; Macroeconômica; Macroeconômica.

Comentário do gabarito

Comentário
A resposta correta é a alternativa "B", cf Web Aula I, Unidade II. Ao estudar o que João decide fazer com seu salário, eu estou fazendo uma análise microeconômica; ao estudar o nível de renda e desemprego da cidade onde João mora, eu estou fazendo uma análise macroeconômica. Ao analisar o nível de desemprego do bairro onde João mora a análise continua sendo macroeconômica, pois não estou estudando indivíduos, mas um conjunto de famílias, de forma agregada. 

Questão 2:

Conhecendo um pouco mais sobre as políticas macroeconômicas, que podemos chamar simplesmente de “políticas econômicas”, como são popularmente conhecidas, o governo tem quatro grandes objetivos de política econômica: 

I – Aumento do desemprego e diminuição do crescimento econômico;
II – Aumento da inflação (evitar aumento generalizado dos preços);
III - Equilíbrio nas contas externas (buscar saldo positivo nas transações com o exterior);
IV - Justa distribuição da renda.

Em relação aos objetivos de políticas econômicas do governo e as sentenças acima, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas

1 - Apenas I e II são verdadeiras.
2 - Apenas II e III são verdadeiras.
3 - Apenas III e IV são verdadeiras.
4 - Apenas I, III e IV são verdadeiras.
5 - Todas as alternativas são verdadeiras.

Sua resposta

3 - Apenas III e IV são verdadeiras.

Resposta gabarito

Apenas III e IV são verdadeiras.

Comentário do gabarito

Comentário:
A alternativa correta é a letra "C", cf Web Aula I, Unidade II, pois somente a sentença III e IV, correspondem à dois dos quatro grandes objetivos de política econômica, onde o correto nas sentenças I e II seria :
- redução do desemprego e aumento do crescimento econômico;
- redução da inflação (evitar aumento generalizado dos preços); 

Questão 3:

Quando assistimos o noticiário jornalístico, vimos que o mesmo é lotado de notícias como, por exemplo, informações sobre a inflação, taxa de juros, desemprego. Estas informações se referem à: 

Alternativas

1 - Microeconomia.
2 - Macroeconomia.
3 - Super economia.
4 - Mini Economia.
5 - Hiper Economia.

Sua resposta

2 - Macroeconomia.

Resposta gabarito

Macroeconomia.

Comentário do gabarito

Comentário:
A alternativa correta é a letra "B", cf Web Aula I, Unidade II. Pois a Macroeconomia não aborda as decisões individuais, mas o funcionamento da economia como um todo.

Questão 4:

No início de 2007, o governo federal lançou o ___________________, conjunto de medidas para proporcionar maior crescimento econômico do país, com ações previstas até 2010 e uma meta de gastos de 500 bilhões de reais. Estamos falando do:

Alternativas

1 - PBI (Programa de baixa de Inflação).
2 - PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
3 - PDI (Programa de Diminuição da Inflação).
4 - PAE (Programa de Aceleramento Econômico).
5 - PAES ( Programa de Aceleramento Econômico e Social).

Sua resposta

2 - PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Resposta gabarito

PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Comentário do gabarito

Comentário
A alternativa correta é a letra "B", cf Web Aula II, Unidade II, pois os demais nomes são inventados e não representam nenhum programa econômico do governo. 

Questão 5:

Outro problema grave do Brasil é a informalidade. Mas por que a informalidade é ruim? Não é melhor estar empregado informalmente do que sem emprego? Analise as sentenças abaixo: 
I - o setor informal não paga impostos;
II - o governo não quer reduzir a arrecadação;
III - a carga tributária é elevada, de forma que os que pagam impostos acabam pagando também pelos que não pagam;
IV - com impostos altos, as pessoas e empresas sonegam, prejudicando a arrecadação
Assinale a alternativa que se refere à informalidade:

Alternativas

1 - Apenas I e II são verdadeiras.
2 - Apenas II e III são verdadeiras.
3 - Apenas II e IV são verdadeiras.
4 - Apenas I, III e IV são verdadeiras.
5 - Todas as alternativas são verdadeiras.

Sua resposta

5 - Todas as alternativas são verdadeiras.

Resposta gabarito

Todas as alternativas são verdadeiras.

Comentário do gabarito

Comentário:
A alternativa correta é a letra "E", cf. Web Aula I, Unidade II, pois se referem aos problemas da informalidade no Brasil.

Análise Econômica e Social - Avaliação 1 - Análise Econômica e Social

UNOPAR 1º Semestre 
Análise Econômica e Social - Avaliação 1 - Análise Econômica e Social

Questão 1: Muitos são os assuntos do qual a ciência econômica estuda. O primeiro que nos vem à cabeça quando falamos de economia é o dinheiro sem dúvida, mas também todos os bens escassos. Estes também podem ser chamados de:
Alternativas
1 - Todos os bens infinitos.
2 - Todos os bens finitos.
3 - Todos os bens não escassos.
4 - Todos os bens que estão supostamente sobrando no mercado financeiro.
5 - Todos os bens que estão supostamente faltando no mercado financeiro.


Sua resposta
1 - Todos os bens infinitos.


Resposta gabarito: 
Todos os bens finitos.

Comentário do gabarito: 


A resposta correta é a alternativa "B", de acordo com a Web Aula I, Unidade I, início da aula, porque a economia além do dinheiro, também estuda todos os bens considerados escassos, ou seja, bens que não são infinitos. Bens que não são infinitos são finitos.


Questão 2: Se todos os bens e serviços consumidos pelas pessoas “caíssem do céu”, ninguém precisaria estudar economia, isto por que não haveria ____. Assinale a alternativa que melhor preenche esta lacuna:


Alternativas
1 - Dinheiro.    2 - Bens e serviços suficientes.              3 - Empresas.      4 - Comércio.     5 - Escassez.


Sua resposta
5 - Escassez.


Resposta gabarito: Escassez.


Comentário do gabarito: 
A resposta correta é a alternativa "E", cf Web Aula I, Unidade I. Um exemplo que responde prontamente esta alternativa é: Na compra de qualquer produto, será que o frete é grátis mesmo? Para o consumidor que o está comprando, pode ser que sim... mas alguém está pagando por esse frete! Ele não ¿caiu do céu¿. Esse exemplo, portanto, ilustra o conceito central da economia: a escassez. 


Questão 3: A lógica do desenvolvimento econômico pode ser brilhantemente exemplificada neste exemplo: “há pouco mais de dez anos atrás os celulares não existiam! Mas atualmente o brasileiro não “vive” sem celular... em breve, atingiremos a marca de um celular por habitante! Ou seja, a necessidade de uso do celular desenvolveu-se recentemente. Assinale a alternativa que explica a lógica do desenvolvimento econômico:

Alternativas


1 - A tecnologia de se desenvolveu acima do esperado nos últimos dez anos.
2 - Novos produtos e serviços são desenvolvidos constantemente.
3 - Novos produtos e serviços são desenvolvidos descontinuamente.
4 - Novos produtos e serviços são dificilmente desenvolvidos.
5 - A população é consumista.


Sua resposta
2 - Novos produtos e serviços são desenvolvidos constantemente.


Resposta gabarito: Novos produtos e serviços são desenvolvidos constantemente.


Comentário do gabarito : A resposta correta é a alternativa "B", cf Web Aula I, Unidade I. A alternativa justifica a questão de que as pessoas passam a desejar novos produtos e serviços desenvolvidos constantemente, portanto, colocam "lenha" na locomotiva da economia.


Questão 4: A partir da definição da economia, surge um conceito importante, chamado ____________________. Esse conceito ilustra a idéia de que uma escolha por algo implica na renúncia de outras coisas. Veja a seguinte frase, de Sartre: "Estamos condenados a ser livres, pois temos que fazer escolhas; e toda escolha implica necessariamente em renúncia". 

Alternativas
1 - Custo de Oportunidade.   2 - Lei da Oferta e da Procura.     3 - Escassez.    4 - Economia.  5 - Liberalismo Econômico.


Sua resposta : 1 - Custo de Oportunidade.


Resposta gabarito Custo de Oportunidade.


Comentário do gabarito

A resposta correta é a alternativa "A", cf Web Aula I, Unidade I. Esse conceito ilustra a idéia de que uma escolha por algo implica na renúncia de outras coisas. exemplo: o custo de oportunidade de João comprar uma lata de refrigerante é ele deixar de comprar 1Kg de açúcar; ou seja, João escolheu empregar seus recursos escassos (2 reais em dinheiro) para comprar refrigerante ao invés de açúcar. Outra pessoa poderia ter escolhido o açúcar, mas isso vai depender das necessidades de cada um. O raciocínio básico nesse conceito é: ao gastar 2 reais com refrigerante, João passa a ter 2 reais a menos para gastar com qualquer outra coisa. O conceito de custo de oportunidade ilustra bem a ideia de escolha que decorre da escassez.


Questão 5: Pressupõe a existência de pequeno número de empresas no mercado (como no setor automobilístico e aviação) ou a existência de grande número de empresas, mas com o domínio de poucas (como no mercado de cervejas). Estamos falando de:

Alternativas


1 - Liberalismo Econômico.   2 - Custo de Oportunidade.  3 - Lei da Oferta e da Procura.
4 - Oligopólio.       5 - Monopólio.


Sua resposta: 4 - Oligopólio.


Resposta gabarito: 
Oligopólio.

Comentário do gabarito 

A resposta correta é a alternativa "D", cf Web Aula II, Unidade I. Em oligopólios, as empresas nem sempre competem agressivamente; ou seja, é comum que estas evitem a concorrência e colaborem entre si para manter os preços altos. Essa prática de cooperação leva o nome de cartel.